Lançamento de Shalimar, o equilibrista, de Salman Rushdie

Será lançado aqui no Brasil durante a festa literária de Parati, no Rio de Janeiro, entre os dias 6 a 10 de Julho, o mais novo romance do escritor britânico Salman Rushdie: Shalimar, o equilibristra.

Rushdie ganhou fama mundial através de seu romance "Versos satânicos". O autor diz que ele é o próprio Alcorão e suas doutrinas diabólicas onde se é justificada a morte de infiéis onde quer que os encontrem.

Em virtude da polêmica instalada pelo livro Rusdie recebeu a "fatwa" (condenação a morte emitida por uma autoridade do Islã) por ter blasfemado contra o Livro de Maomé e seus seguidores. Assim como aconteceu com a jornalista Isioma Daniel por escrever um artigo contra o concursos Miss Universo.

Rushdie conheceu o inferno durante estes 15 anos e vivia fugindo com um esquema de segurança para preservar sua vida e enfrentou uma depressão profunda.

Sua sentença foi revogada e agora ele dá a volta por cima com um brilhante romance onde aborda temas como honra, vergonha e perdão. Claro que recheado por uma sátira que ele o faz muito bem.

Vale a pena conferir e ler.