Saber Ensinar

CORREIA, Wilson. Saber Ensinar. São Paulo: EPU, 2006, 128p.

Planejar, executar e avaliar cursos de formação profissional? Essa é a pergunta?

Pois é, o livro acima expressa o propósito de enfrentar as dificuldades relacionadas à arte de ensinar, priorizando o planejamento, a execução e a avaliação de processos de ensino e aprendizagem. Apresenta uma proposta que se justifica pelo fato de que, na atualidade, os desafios relativas à transmissão de informação, difusão de conhecimento e socialização de saberes diversos crescem dia após dia, afetando a quase totalidade das profissões.

Parece que a sociedade da informação está nos convidando a isto: à prática da comunicação educativa. Mas esse que-fazer requer preparo pedagógico seguro, sem o qual a concepção, a realização e a apreciação de nosso trabalho podem ficar prejudicadas.

Saber Ensinar foi pensado e escrito para quem quer aprender ou pretende incrementar o que sabe sobre como conduzir atividades de ensino e aprendizagem. Por isso ele é dedicado aos professores de todos os níveis da educação formal, especialmente aos professores da educação profissional.

A metodologia proposta para a realização do planejamento, da execução e da avaliação do processo de ensino feita neste no livro é simples, mas fundamenta-se em princípios pedagógicos orientadores da articulação teoria e prática que pretendem facilitar a vida daqueles que, entre nós, fazem e sofrem a educação.