A Cabana

Tomei conhecimento do Projeto Missy lendo esta incrível ficção de Willian P. Young e resolvi contribuir, o que não é nenhum sacrifício!

(para saberem mais sobre o Projeto e como contribuírem leiam A Cabana!).

Para facilitar um pouco a leitura, digo aqui uma pequena resenha desta brilhante história.

Mackenzie, Mack, é um jovem que sofre com a falta de amor paterno e com a bebedeira de tal. Apesar de bem religioso o pai de Mack bebia muito e batia em sua mulher até deixá-la inconsciente. Mack testemunhava muito esta cena.

Com muita relutância, abriu o coração para um líder da Igreja, durante um encontro de jovens. Ao chegar em casa seu pai estava sozinho para ter liberdade em castigá-lo. Ele foi castigado com um cinto e com versículos da Bíblia. Com seus treze anos Mack saiu de casa, logo após o seu castigo.

Mack casou-se com Nan, que é muito religiosa.

“Enquanto o relacionamento de Mack com Deus é amplo, o de Nan é profundo”. (pág. 13)

Mack tem cinco filhos: Jon e Tyler, os dois já fora de casa e com suas vidas particulares. Josh, Katherine (Kate) e Melissa (Missy). Mack levou os três filhos mais novos, os que ainda vivem com ele, para um acampamento. Resumindo bem os acontecimentos, em uma manhã Missy apareceu com livro de colorir e um lápis vermelho, ficou colorindo na mesa do acampamento.

Enquanto Josh e Kate estavam em um bote. Quando Kate levantou o remo, para acenar pro Mack, perdeu o equilíbrio e o bote emborcou. Kate conseguiu sair da água, mas Josh ficou preso no bote. Mack precisou mergulhar para salvar o filho. O salvou e quando estavam voltando para a barraca encontraram o livro e o lápis vermelho de Missy na mesa e a garota não foi encontrada.

Reduzindo novamente os fatos, Missy foi seqüestrada por um Maníaco de Meninas. As investigações os levaram para uma cabana velha e feia, que estava em ruínas. Lá, além do vestido rasgado e cheio do sangue de Missy, encontraram uma grande mancha de seu sangue no canto da mesa e escorrido pelo chão.

“A Grande Tristeza havia baixado como uma nuvem e, em degraus diferentes, cobria todos os que tinham conhecido Missy. Mack e Nan enfrentavam juntos o tormento da perda, sentindo-se mais próximos do que nunca. Nan repetia seguidamente que não culpava de modo algum Mack pelo que acontecera”. (pág. 58).

Nan e os filhos tinham grande intimidade com Deus e O chamavam de Papai. Já Mack não tinha essa intimidade, creio que por toda a experiência que teve com o seu pai carnal.

Depois de três anos e meio da Grande Tristeza, Mack recebeu um bilhete que marcava um encontro na cabana e estava assinado: Papai! Mack refletiu muito no assunto, mas foi a esse encontro. Nan e os filhos foram para a casa de uma irmã de Nan, sem saberem nem do bilhete.

Mack pegou o jipe de seu melhor amigo, Willie, e foi até a cabana. Entrando na cabana e observando o local, sentimentos diversos passavam por sua cabeça. Mack deitou ao lado da poça de sangue de Missy que estava na mesa e no chão e dormiu. Ao acordar achou que estava fazendo a coisa mais fútil do mundo.

Saiu correndo da cabana e parou a uma certa distancia. Ficou sem ação, totalmente parado. E quando olhou para trás surpreendeu-se com o que viu. A cabana estava simplesmente maravilhosa, o jardim impecável, com todos os tipos de flores e aromas. Mack ficou atônito com tudo aquilo. Voltou à cabana e teve uma outra grande surpresa.

Resumindo de novo, Mack encontrou-se com Papai, Jesus e Sarayu (o Espírito Santo). Mack teve um fim de semana separado para entender sua vida, os feitos de Deus. O que Ele permite ou não e o que Ele não tem como permitir.

Mack tem uma experiência única! Cada passo para Mack entender o amor de Deus e os Teus atos, ele teve. E teve, claro, toda a ajuda que precisou.

...“O ser sempre transcende a aparência. Assim que você começa a descobrir o ser que há por trás de um rosto muito bonito ou muito feio, de acordo com seus conceitos e preconceitos, as aparências superficiais somem até simplesmente não importarem mais...”. (pág. 102).

Neste fim de semana Mack aprenderá o sentido da vida. O que nós humanos ousamos fazer e o porque muitas coisas fogem do poder de Deus deixando-o sem meios para permitir ou não algo. Mack aprenderá o valor do perdão, do compartilhamento e do verdadeiro amor. Liberará perdões, chorará muito e fará muitas perguntas!

Por pedido do Projeto não posso revelar o fim desta magnífica história, mas garanto que não irão se arrepender desta leitura:

A Cabana – de Willian P. Young.