SIC ET NON - Pedro Abelardo

O livro Sic et non foi escrito por Pedro Abelardo no século XII. Tendo como titulo as palavras contrárias Sim (sic) e Não (non) é um livro que trata basicamente de problemas éticos e morais. Mas como um livro intitulado “Sim e Não” pode fazer parte de tais campos? Ora, se aprofundarmo-nos um pouco mais podemos perceber o porquê desse titulo e como o mesmo esta completamente interligado a ambos.

As palavras sim e não compelem entre as palavras mais usadas do nosso vocabulário, podendo-as considerar as mais importantes também. Essas são palavras que independente de quem as ouça, possuíram o mesmo significado, pois estas são palavras que implicam em escolhas. E é bem nesse ponto que percebemos o quanto elas fazem parte da moral e da ética. Escolher algo é termos o livre arbítrio de decidirmos o que é melhor para nós, mas essas escolhas nem sempre são escolhidas por nós, o que faz o sim e o não ser algo muitas vezes manipulado pelo desejo de outros.

Pedro Abelardo nos diz que as escolhas implicam em ações e essas ações advêm da linguagem, que deve ser o instrumento em que o filósofo possui completo domínio. Mas o que é ser filósofo mesmo? E como encontrar a filosofia em uma época considerada a Idade das Trevas?

A filosofia também é uma escolha, nossa ou de outros, mas ao contrário de outras escolhas que não nos levam a caminho nenhum, a filosofia nos leva a um caminho que nos dá mais oportunidades de escolhas, pois esta nos faz passar de um ser que segue apenas o que disseram que é certo, para o ser que questiona a validade das coisas, podendo escolher da melhor forma possível, algo que deveria ser uma necessidade do homem.

É nesse caso que o homem consegue escolher, é nessa hora que realmente ele saberá se deve dizer sim ou não para o que surja em seu caminho, pois perceberá o certo e o errado, o bom e o mal, o vantajoso e o desvantajoso a ele, ele não será mais aquele homem que fará suas escolhas de acordo com a vontade de outros, pois os outros ou onde vive dizem como deve-se comportar e o que escolher, mas ele saberá por si mesmo escapar das opções erradas de escolha, e por meio da filosofia saberá agir moralmente e eticamente, pois terá noção do que realmente é certo e o que não é.

Pode-se ver claramente como Pedro Abelardo estava certo em seu livro, pois somos livres para fazermos nossas escolhas, sejam elas certas ou erradas, mas ao momento que tomamos contato com a filosofia, temos novos caminhos a seguir, independente de como cheguemos até ela, seja por nossa própria vontade ou por vontade outros, pois quando tomamos contato com ela somos realmente donos de nós mesmos e decidimos por si só se nelas queremos continuar. O difícil é ver alguém desistir quando com ela toma contato, pois ela acaba por nos dominar, não de uma forma errada, tal como um senhor domina o seu escravo, mas de deixar-nos tão entretidos a ela que dela não podemos mais viver longe, pois ela faz com que nós próprios acabemos por nos modificar, passando a ver e a questionar as coisas e não aceitar tudo sem pensar, ela nos faz dizer sim e não porque realmente queremos isso, fazendo dessa forma com que nossas ações não sejam simples e planejadas por outros, mas onde nossas ações tornam-se fantástica porque nelas refletimos.

Ellen Koteski
Enviado por Ellen Koteski em 25/04/2011
Código do texto: T2930445
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.