O Senhor dos Anéis - Tolkien (1954)

O Senhor dos Anéis

Primeiramente é preciso salientar que este livro foi publicado em meados dos anos 50. Por volta de 1954 O.S.D.A. foi lançado com muita expectativa já que o O Hobbit livro anterior já tinha conquistado legiões de adeptos e fãs fervorosos com seus dragões , anões guerreiros e magos lotados de magia. Mas não se sabe por que cargas d`água o livro só veio a estourar mesmo nas últimas décadas do século passado e atualmente em alguns paíxes o livro é tão vendido que só perde para um concorrente forte em vendas , A Bíblia.

Mas o que tem demais este tão falado livro ? E é fácil responder para quem já deu uma lida em seu conteúdo. Como foi lançado em 54 e o livro se trata de uma aventura épica sem precedentes de uma luta clara entre o bem e o mal com mocinhos e bandidos bem definidos, este foi o primeiro livro que realmente tratou assuntos de fantasia , com um estilo medieval e épico ao mesmo tempo. Com isso abriu-se um espaço antes desconhecidos que depois foram se encaixando clássicos modernos como Guerra nas Estrelas que envolve personagens do bem e do mal em uma saga épica até muito maior do que o O Senhor dos Anéis.

A história se passa na Terra Média , lugar o qual Tolkien criou com um embasamento tal que é impossível descrever o locar com todos os detalhes , e lá fora há nada menos do que 12 livros que descrevem a história da Terra Média. O pano de fundo para a Terra Média é o achado que um Hobbit (um tipo ser baixo , que vive em tocas , acomodado que não gosta de aventuras , o qual um dos maiores prazeres é comer e curiosamente tem os pés peludos), neste caso o nome do cujo dito é Bilbo , acha um anel em uma aventura com anões para derrotar Smaug o Dragão. Este anel que aparentemente é um anel mágico comum (ele tem o poder de deixar o usuário invisível) se torna em um dos mais deliciosos vilões de todos os tempos. O Um Anel foi forjado pelo senhor do mal e do escuro Sauron em épocas remotas para controlar toda a Terra Média, mas foi derrotado e acabou perdendo o anel. Mas como Bilbo já está muito velho , o livro inicia-se com seu 111 aniversário , ele entrega tudo a Frodo seu sobrinho e parte do Condado , que é onde vivem os Hobbits. E para Frodo cai a bananosa de ter que destuir o Um Anel que não pode cair nas mãos de Sauron pois senão tudo estará perdido , e as tervas dominarão a Terra Média. O Senhor dos Anéis conta essa saga do Sr. Frodo através de caminhos não muito usuais para destruir o anel que apenas pode ser extinto em um lugar , nas Montanhas da Perdição que se localiza dentro das terras do inimigo. Com certeza você já viu histórias como esta , bem e mal , guerras , seres mágicos etc , então por isso mesmo agradeça a este livro que foi quem deu início a um ramo de histórias nunca antes contadas. Se você não leu O Senhor dos Anéis e gosta deste tipo de aventura e além do mais não tem problemas de lidar com um tijolo de mais de mil páginas , corra agora mesmo e compre seu volume e na volta da livraria comece a lê-lo , acho eu que até chegar em casa você estará apaixonado pelos Hobbits e que até o término do livro não irá querer fazer outra coisa além de ler.

leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 06/07/2005
Reeditado em 06/07/2005
Código do texto: T31469
Classificação de conteúdo: seguro