O Evangelho de Paulo

Acabei de ler um livro de teologia. Dizem que a teologia não precede nunca a bíblia sagrada, mas como interpretá-la senão pela ajuda dos estudiosos. Para isso existe a teologia, um campo acadêmico com a finalidade de historicizar e fundamentar a bíblia.

O livro em questão que eu li, é de autoria do senhor José Maria González-Ruiz. Formado em teologia numa faculdade de Roma. É publicado no ano de 1980 pelas Edições Paulinas. Nele o autor pretende não só interpretar, mas dar corpo às mensagens do apóstolo Paulo.

Se baseia nesse pregador irreverênte da Palavra de Deus que conseguiu com sua coragem para enfrentar perseguições ser o primeiro evangelista da europa nos tempos do grande império romano. As mensagens pregadas nas cidades em que ele ia visitar nos seus trabalhos missionários, eram imediatamente transcritas na forma de "cartas" ou as epístolas do apóstolo Paulo.

O título do livro fala do Evangelho de Paulo, exatamente o teor de suas mensagens, analisando ponto a ponto o que ele pregava. Foi seguidor nato de Jesus Cristo e não fez oposição nenhuma às primeiras mensagens dele, apenas revolucionou algumas partes do dito de Jesus quando levou a temática do amor a um ãmbito próprio do individúo, como qualidade, I Coríntios 13, enquanto em Jesus o amor era uma forma de se assumir primeiro em Deus para depois ser á outras pessoas.

Recomendo as pessoas procurarem esse livro. Principalmente aquelas que são seguidoras das mensagens desse homem.

sergio bittencourt silva filho
Enviado por sergio bittencourt silva filho em 04/03/2012
Código do texto: T3534638