Ler e Escrever : estratégias de produção
Autoras: Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias
Editora Contexto, 2011
O livro Ler e Escrever: estratégias de produção, escrito por uma das maiores autoridades em Língua Portuguesa no Brasil, Ingedore Villaça Koch e tendo como coautora a professora Vanda Maria Elias, traz em suas 215 páginas conceitos e estratégias para a criação de textos por meio de exemplos práticos nas diversas situações de comunicação.
A ponte criada pelas autoras entre o texto e a escrita, e as práticas de ensino é de grande relevância na educação e público interessado. Busca atender às necessidades tanto de professores, como também, estudantes, escritores e pessoas na área da comunicação em geral, trazendo uma linguagem e forma simples, didática, auxiliando o leitor durante a produção da escrita deixando de lado o enfoque nas obras teóricas e livro didático.
A obra foi dividida em 8 (oito) capítulos, a saber:
O primeiro trata da Fala e escrita, discorrendo que embora cada uma possua características próprias são modalidades da língua e não podem ser vistas de maneira dicotômica. Destacando as marcas da oralidade impressa em texto produzido por crianças e também os organizadores textuais típicos da fala.
No segundo, a Escrita e interação, sendo a escrita entendida como representação do pensamento, expressa além o pensamento e a intenção do escritor a necessidade da ativação dos conhecimentos do leitor para a interação e construção social.
No terceiro capítulo, a Escrita e práticas comunicativas, analisa os gêneros textuais e suas superestruturas com definição das sequências: narrativa, descritiva, injuntiva, expositiva e argumentativa objetivando possibilitar ao aluno o domínio do gênero em situações próximas ao real.
O capítulo seguinte, Escrita e contextualização, traz a contextualização como equilíbrio entre informações e conhecimentos partilhados com o leitor para determinados fins.
Já o quinto capítulo com a Escrita e intertextualidade, vem reafirmar o uso nas relações entre textos usada por autores em performances muitas vezes complexas para o leitor.
O sexto, a Escrita e progressão referencial, destaca com louvor as estratégias utilizadas na construção dos discursos e mantidos na sequência textual.
No sétimo, temos a Escrita e progressão sequencial, que valoriza a recorrência como recurso para produção do efeito de insistência. Os tipos nomeados de progressão encontrados nesse capítulo contribuem para enriquecimento do leitor nas práticas textuais.
E por fim no oitavo capítulo a Escrita e a coerência, estabelecendo uma relação entre o autor, o texto e o leitor, e ativando os conhecimentos mais variados podem compartilhar do sentido desejado.
Além das definições dos conceitos teóricos tratadas em cada capítulo, as autoras tiveram o cuidado de selecionar exemplos ressaltando as peculiaridades de cada gênero textual como crônicas, reportagens, quadrinhos, poemas, músicas e também algumas produções de aluno de séries variadas aproximando o leitor das situações de comunicação cotidiana.
A imagem da capa foi produzido pelo artista em óleo sobre tela especialmente para a ilustração do livro.
Garota escrevendo, 2008 por Waldomiro Santa’nna
Preço médio: R$ 25,00 (Vinte e cinco).