vany.png


Abelhas Sem Teto ou
Batatas Com Paçoquinha do Amor

 

              O vento que batia em meu rosto assanhava meus cabelos e anunciava a chuva que nunca chega. Em torno de mim abelhas sem teto fabricavam o mais fino mel da crônica bem arquitetada da sagitariana até os fios do cabelo que, apesar de ser arquiteta, não tem medo de arriscar-se nas perigosas curvas da palavra escrita, prática pouco comum nas pranchetas aruitetonicas, onde o traço firmr é quem comanda o desenho. Se seus desenhos arquitetônicos forem tão belos quanto aqueles feitos pela palavra que ela lapida estamos diante da maior arquiteta da era contemporânea.
 
               Nas crônicas de Vany Grizante  as palavras ganham sabor, cor e odor. Impossível não nos envolvermos em suas narrativas, não passearmos com ela pelas ruas de SP em busca de amêndoas e não caírmos na risada com “seus esquecimentos”. Com ela aprendermos mais sobre a teoria da relatividade, acreditamos que Deus protege os irresponsáveis e, na cadência dos feriados, descobrimos a geometria dos sexos. 
 
               Quem já leu seu livro, ou visitou a sua página sabe do que estou falando. Esta loira, que nega o rótulo a elas atribuído, escreve de forma leve, fala verdades em frases suaves – escolhas, rejeição, essa vida é de matar, a lista é imensa – colocando, com humor e inteligência, os grandes desafios do cotidiano, tudo isso com muito lirismo e elegância.

          Na crônica “Quem não se comunica come batatas” vivi momentos de muita ternura, encantamento, diversão e, sem querer, lembrei das batatinhas sorrisos. 
Confesso que ao ler “Sete Pecados Capitais” pequei. Senti inveja de não saber escrever com tanta maestria, e, portanto, não conseguir me comunicar como deveria, mas como gosto de batatas e sei onde encontrar paçoquinha do amor... 
 
               Apesar da categoria do texto, não me atrevi a fazer uma resenha, como sugere o EC de hoje, não teria competência para tal, por isso deixo apenas minhas impressões sobre a obra grandiosa que ganhei, e amei, de meu amigo Fernando Cyrino.
 
              

 
Este texto faz parte do Exercício Criativo - Resenhas do Amigo Oculto
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/resenha2012.htm
Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 18/03/2013
Reeditado em 18/03/2013
Código do texto: T4194751
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.