Anti-arte . experimentos em artes visuais e poesia conspiracional

"As grandes obras de arte somente são grandes por serem acessíveis e compreendidas por todos."(Tolstoi). Foi com essa premissa em mente que iniciei a Série Materialidades e completei o meu questionamento em anti-arte com a Série Vermelho Célere. Ambas as séries estão no livro acrescidas de poesia que eu chamo de conspiracional. A poesia conspiracional nasce da vontade e do desejo de criar conexões entre as diversas realidades discrepantes e divergentes das classes brasileiras. A diferença abissal entre as classes C, D, E e uma elite; mostra-se cada vez maior nas grandes metrópoles, nos pequenos municípios, no meio urbano e rural. A conspiração em poesia trata de poemas (visuais, escritos, prosa poética); nos quais, não necessariamente na temática – ou mesmo fugindo dessa abordagem social – passamos a limpo as entrelinhas do não-dito, do que deixamos de dizer por medo, por culpa, ódio ou indiferença.

Anti-arte, em sua concepção artística, é o resultado de intenso processo individual e processual de descoberta artística. Comecei pelos objetos, a fim de obter uma fluidez no trato com o 3D. Como minha formação é em design gráfico e ilustração, experimentei aliar o

pragmatismo do design da bauhaus com a imaginação e o lúdico das ilustrações de Tide Hellmeister (que utilizava colagens em suas ilustrações). No entanto, durante a realização das peças de arte, voltei-me para o mundo da anti-arte por inteiro.

Questionei o próprio valor da arte como mercadoria de troca válida, ao utilizar lixo e restos como matéria-prima para as minhas obras. Já posteriormente, na segunda série, coloquei uma discussão sobre a pop-art e o expressionismo na arte contemporânea por meio de obras realizadas em mídia gráfica (cópia reprográfica e impressão) e propriamente o meio digital.

Em suma, realizei trabalho de investigação experimental em arte indo diretamente às fontes da minha formação e trazendo um universo de criação que emergiu dali.

Link para leitura online e download do livro (em e-book): http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3632448

Mauricio Duarte (Divyam Anuragi)
Enviado por Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) em 11/05/2013
Reeditado em 05/03/2017
Código do texto: T4285173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.