Olha Pro Céu meu Amor!


 

     Uma das maravilhas de ganhar livros é a possibilidade da surpresa: vi esse e outros livros da coleção no rascunho, digitado e cheio dos rabiscos de Maurício, li alguns trechos, encantada com a ideia, com a tessitura da trama, com a linguagem escolhida.
     Foi uma alegria abrir o livro publicado e arregalar os olhos: Ficou lindo! Olha Pro Céu meu Amor! faz parte da coleção Crônicas do Mateus – Viagens etnográficas de um malungo publicada pela editora Bagaço e todos são ambientados em um estado da região nordeste e destacam um folguedo e muitas informações sobre aquele estado.
     Conheci Maurício Melo vendo o programa Leituras, na TV Senado e lendo suas resenhas literárias no Jornal Rascunho, de Curitiba. Anos depois meu companheiro recebeu dois volumes de seus livros, encaminhados por Maurício a pedido do escritor Antônio Torres, meu cunhado e irmão de Tom, pude então confirmar o excelente e criterioso escritor que é.
     A novela é uma delicia de ler. É classificada como infanto juvenil, mas, adultos de todas as idades e profissões, ainda mais os educadores, encontraram aqui informações valiosas sobre a cultura popular do nordeste, seus folguedos e personagens.
      O texto leve e criativo numa linguagem contemporânea bem ao gosto de internautas blogueiros relata viagens por esse mundão tão diverso e tão brasileiro que é o nordeste. A trama de Olha Pro Céu meu Amor! é ambientada em Campina Grande, Paraíba, em pleno S. João! A meu ver não poderia escolher lugar melhor para se aprender sobre os festejos juninos, pois todos que por lá passaram nesse período informam que lá se respira alegria. As gravuras da Alessandra Cavalcanti são uma festa para os olhos.
     Folheando o livro com Matheus, o neto de Maurício, a quem é dedicado, vi alegria em seus olhos quando via a figura do Mateus, personagem brincante muito querido do folclore nordestino. Matheus, esse lindo menino brasiliense neto de um pernambucano e de uma paranaense, pelo lado do pai, aprende a amar sua raiz nordestina, que tanto contribui para a cultura deste país.
     Estou lendo, entre outras leituras, os demais volumes. Escreverei sobre eles assim que puder e publicarei, pois reconheço que Maurício Melo, além de amigo querido e excelente jornalista, fez um excelente trabalho de pesquisa etnográfica que vale a pena ser conhecido por pais e educadores.
 

 
 
Sobre o autor:
 
Maurício Melo Júnior
Jornalista, escritor e crítico
 
MAURÍCIO de Albuquerque MELO JÚNIOR nasceu em Catende/PE (28.11.1961). Diplomado em Comunicação Social e pós-graduado em Ciência Política e Economia. Jornalista, professor universitário, crítico literário, contista, novelista e cronista. Foi crítico literário e repórter de cultura do Correio Braziliense entre 1989 e 1999. Atuou em assessoria de imprensa na Câmara dos Deputados, Senado Federal e Ministério da Justiça. Foi professor do Centro de Ensino Universitário de Brasília - CEUB e chefe de telejornalismo da Radiobrás. Escreveu resenhas literárias para o Jornal do Brasil (RJ) e Zero Hora (RS). Escreveu e publicou diversos livros infanto-juvenis, além de um volume de novelas, outro de crônicas e mais um de ensaio. Tem contos publicados em diversas antologias. Participou, como palestrante, de diversos eventos literários como a Jornada Literária de Passo Fundo (RS), em 2007; da Balada Literária (São Paulo/SP), em 2008; da Bienal do Livro de Alagoas, em 2009; e do 2º. Festival Internacional da Leitura (Campinas/SP, em 2010). Júri em diversos concursos literários, como o 19º. Concurso de Contos Luiz Vilela (Ituiutaba/MG, 2009). Participou da fundação das Edições Bagaço (Recife/PE). É jornalista da TV Senado, onde dirige e apresenta o programa Leituras, dedicado à literatura brasileira. Escreve resenhas literárias para jornal Rascunho (Curitiba/PR) e crônicas semanais para o blog Jornal da Besta Fubana (Recife-PE).
http://www.ube.org.br/congresso/palestrantes
 
Sobre o livro
 
Olha Pro Céu meu Amor!

 
 
Categoria: Crônicas/Contos
Tema: Conto Popular
Autor: Maurício Melo Júnior
 
Descrição:

Quem não deseja passar uma noite de São João em Campina Grande, na Paraíba? Beto e sua turma de colégio não queriam outra coisa, e para isso resolvem suar a camisa. Montam uma quadrilha junina e saem em busca do grande prêmio. No caminho dessa aventura, eles vão encontrar uma rica sequência de hábitos e costumes que cercam as festas dos meses de junho e julho, quando o milho floresce para a colheita. São adivinhas, danças, músicas, histórias de tropeiros e muita, muita alegria. Esta novela contada por Maurício Melo Júnior e ilustrada por Alessandra Cavalcanti faz parte da coleção Crônicas do Mateus – Viagens etnográficas de um malungo, na qual o universo dos folguedos nordestinos é revisitado de maneira lúdica e recontado com conceitos da cultura erudita e da História. 

http://bagaco.com.br

 
 Pessoas muito queridas, Maurício e Iara, amigos mais que especiais.