LINGUÍSTICA
Holocausto Brasileiro* - Vida, Genocídio e 60 Mil Mortes Arbex, Daniela; Arbex, Daniela Sinopse

Neste livro-reportagem fundamental, a premiada jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade. Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento, homens e mulheres que haviam extraviado seus documentos. Alguns eram apenas tímidos. Pelo menos 33 eram crianças.

* NÃO NASCI ONTEM E NÃO SABIA, NEM DESCONFIAVA DISSO. AINDA MAIS DESSA FORMA.
PARABÉNS À JORNALISTA E ESCRITORA DANIELA ARBEX PELA CORAGEM EM PAUTAR TÃO GRAVE ASSUNTO, NESTE PAÍS DE DESMANDOS LEGAIS, MAS DE MANDOS CRIMINAIS.
QUANDO FORMOS LEMBRAR DE HITLER NÃO DEIXEMOS DE FORA OS CONTEMPORÂNEOS VIVOS OU MORTOS DESTE HORROR, QUE DIMINUI SOBREMANEIRA NOSSO PAÍS E A ÁREA RESPONSÁVEL.
A AUTORA INCLUI ATÉ A PRÓPRIA SOCIEDADE COMO EM CONLUIO COM AS SEVÍCIAS, TORTURAS E MORTES DE MILHARES DE INOCENTES, ATÉ CRIANÇAS.
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 30/09/2013
Reeditado em 26/11/2016
Código do texto: T4505565
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.