A CULPA, O EGO, O ESPÍRITO SANTO (UCEM 6)

Um dos alimentos do ego é a culpa. Já falamos do medo e de outros instrumentos de controle do ego.

O alimento do Espírito Santo é o amor.

Tanto o ego como o Espírito Santo produzem na mente seus sistemas de pensamento.

De acordo com o sistema de pensamento escolhido, são as criações produzidas.

As criações do ego são criações equivocadas, ilusórias, baseadas no medo, no egotismo, na crença na escassez, na separação do Criador, no controle, na crença de que se é capaz de usurpar o poder de Deus, não O reconhecendo como Fonte, Origem, Pai, Casa, Amor.

A usurpação do poder de Deus é uma questão de autoridade. Autoridade diz respeito à autoria, origem, Criador.

Na autoridade aprendemos que sempre estivemos, estamos e estaremos na Mente e no Coração de Deus. Para essa Fonte toda a Criação de Deus – a Sua Filiação – irá voltar, a fim de participar da Mente Una do Pai.

Lembremos que Jesus é o Único Filho – nele, com ele e por ele somos filhos de Deus e todos somos irmãos. Somos todos - um. Fazemos parte de um só Corpo – o Corpo de Cristo.

Nossa mente tem a seu dispor todos os meios para ficar ou no Céu ou na terra, conforme escolhemos.

Importante lembrar que o Reino está em nós. Nós somos o Reino.

O ego é o símbolo da separação e da culpa. Ambas produzem rupturas, divisão. A culpa é o símbolo do ataque a Deus. Não devemos subestimar o poder do ego. É dele que brota toda a culpa.

O ego, usurpando o poder de Deus - a autoridade - acredita que somos o que ele é, o que ele faz de nós, em nós. Se nos identificamos com o ego, percebemo-nos como culpados, experimentamos culpa e tememos punição. O ego é um pensamento amedrontador. O ego não é são. Faz-nos acreditar que é possível atacar a Deus e que uma parte de Deus nos foi arrancada por nós mesmos. Por isso está presente o medo da retaliação vindo de fora, porque a severidade da culpa é tão aguda que precisa ser projetada.

O que aceitamos na nossa mente é a realidade para nós. Não devemos entronizar o ego na nossa mente. A mente tem a capacidade de criar a realidade ou fabricar ilusões.

Devemos aprender a pensar com a Mente de Deus. Pensar com Ele é alegria, não culpa e é o natural, a verdade. O pensamento não natural sempre é acompanhado da culpa, porque é uma crença no pecado. Para o ego, o pecado não é falta de amor, mas uma agressão. Isso alimenta o ego e é indispensável para a sua sobrevivência (do ego) . A crença no pecado gera o desejo de reparação ou de remediar a situação. O ego vê isso como uma condenação, mas devemos aprender que é como liberdade.

O ego acredita que punindo vai atenuar a punição de Deus. Mesmo aqui ele é arrogante. Atribui a Deus uma intenção – a de punir – e então toma para si essa função. Toma para si todas as funções de Deus como ele – o ego – as percebe, porque sabe que só a aliança total pode ser confiável.

Nem o ego nem nós podemos nos opor às leis de Deus, mas podemos interpretá-las.

O Espírito Santo, como o ego, é uma decisão. São as únicas escolhas abertas para nós. Só o que Deus criou é irreversível e imutável, porque é a Verdade. Portanto, todas as nossas criações podem ser mudadas, porque quando não pensamos como Deus, não estamos pensando de modo absoluto.

A função do pensamento vem de Deus e está em Deus. Como parte do Pensamento de Deus, não podemos pensar separado Dele.

Qualquer decisão da mente afeta tanto o comportamento quanto a experiência. O que quero, espero. A nossa mente faz o nosso futuro e o devolverá à criação plena.

Trocar o ego pelo Espírito Santo é trocar culpa por alegria, perversidade por amor e dor pela paz. O papel de Jesus é desacorrentar a nossa vontade e libertá-la. A opção é nossa.

Vigiar porque o ego vai lutar com todas as suas forças para impedir essa escolha.

O ego sempre fala primeiro. As duas vozes interpretam diferente a mesma coisa, quase simultaneamente.

Quando e ego fala, o Espírito Santo reverte a sua decisão como num tribunal inferior e superior. Tudo o que o ego interpreta é errado. Ele até cita as Escrituras e a interpreta, como testemunha de si mesmo. O ego tem medo da Bíblia, por isso interpreta-a a seu modo.

A parte da tua mente que tens dado ao ego apenas voltará para o Reino, que é o lugar onde tua mente estará em casa.

____________________

Um Curso Em Milagres (A Course In Miracles) – Tradução de Lilian Salles de Oliveira Paes – Foundation For Inner Peace (Fundação Para A Paz Interior) –Ed. Prestígio.

____________________

09/11/2013

DIRCE CARNEIRO