Biblioteconomia para concurso

A capa nos transfere para uma estante de livros raros, porém o título é atual.Seguindo um estilo de manual para alunos de biblioteconomia e bibliotecários, o livro oferece um roteiro para os que estão estudando ou vão iniciar seus estudos com objetivo de ingressar no serviço público na área de Ciência da Informação e também para os que vão atuar em empresas privadas.

Com 230 páginas, a obra está dividida em segmentos. Nos primeiros segmentos, encontramos as questões aplicadas em concursos recentes, no período de 2003 a 2004, onde tivemos bons índices de concursos para bibliotecários. São uns totais de 280 questões abordando os seguintes assuntos: conceitualização da biblioteconomia, normalização, indexação, classificação, catalogação, administração, desenvolvimento de coleções, serviço de referência, automação e fontes de informação, controle bibliográfico, legislação da profissão, preservação e conservação, assuntos sempre presentes nas provas dos concursos nacionais e regionais em nossa área. Essas questões seguem acompanhadas de gabaritos e respostas comentadas com discernimentos, precisão e experiência comprovada do seu organizador e seus colaboradores pelos excelentes resultados obtidos em concursos.

Há também uma importante e expansiva bibliografia consultada e recomendada, além dos endereços eletrônicos relacionados com a Ciência da Informação e os principais sites de concursos.

Com todo esse conteúdo técnico, “temos um livro singular até o momento”, que estava faltando no mercado editorial e que é de grande serventia para os profissionais da informação, especificamente o bibliotecário, ser privado de recursos bibliográficos na área de biblioteconomia pós-academia.

HENN,Gustavo (organizador);GALVÃO,Rodrigo, MOTA,Alex Lennine(colaboradores).BIBLIOTECONOMIA PARA CONCURSO.Olinda, PE : ed. do organizador, 2005.230p.

Marcos Soares Mariá
Enviado por Marcos Soares Mariá em 29/08/2005
Reeditado em 28/09/2005
Código do texto: T45961