STIEG LARSSON - ANTES DE MILLENNIUM



Stieg Larsson - Antes de Millennium é uma biografia em quadrinhos trazidas a nós pelo trabalho do roteirista Guillaume Lebeau e Frédéric Rébéna.
Guillaume Lebeau é um escritor e documentarista francês, escritor de vários romances premiados e de dois ensaios sobre Fred Vargas e Stieg Larsson. Seu último romance Le Troisième Pole, um thriller ecologista, foi lançado em novembro de 2011. Produziu um documentário chamado Ice Crime, sobre a nova onda literária escandinava. Sobre essa nova onda o autor também escreveu Crimes Glacés, com as receitas culinárias dos pratos e das comidas descritas por esses autores em seus livros.
O ilustrador Frédéric Rébéna é competente em sua arte, nos imergindo no mundo de Larsson com traços crus e fortes, como devem ser os traços de uma HQ que trata do horror do nazismo, da guerra e da violência contra as mulheres.
A HQ aborda os principais eventos da vida de Larsson, sua infância e a formação de seu caráter, sua luta pela independência da Eritreia, sua vida de jornalista e os bastidores da produção da série Millenium. No livro é possível descobrir todas as referências para a criação das persongens e cenários utilizados no livro, inclusive de onde vieram as ideias para a criação de Lisbeth Salander.
Há um apêndice onde encontramos uma linha do tempo da biografia do autor, ilustrado com fotos dos locais nos quais viveu e trabalhou. Esse apêndice complementa a história em quadrinhos, dando mais profundidade à trama, e enriquecendo o volume.
Após a leitura do livro, o que fica é a certeza de que atrás de grandes obras literárias estão grandes vidas, grandes homens, A constatação de que assim como Hemingway esteve na guerra, nas revoluções, vivendo uma vida apaixonante ao longo de cinco casamentos, entre voos, caçadas e lutas de boxe, para produzir sua notável obra; a vida de Stieg foi também uma grande aventura: uma vida de luta esquerdista, envolvido com conspirações trotskista e guerras em países africanos, lutando em sua própria terra contra o inimigo interno representado pelo white power e o neonazismo florescendo nas ruas de Estocolmo, tendo sido perseguido e ameaçado de morte durante quase toda sua atividade jornalística, Millennium foi produzida como um grande panfleto, um panfleto que circularia por milhões de lares no mundo todo.

Referência sobre a obra:
Stieg Larsson - Antes de Millennium

Guillaume Lebeau e Frédéric Rébéna
Editora Veneta - ISBN: 8563137050
Livraria Cultura Amazon


 
Mauricio R B Campos
Enviado por Mauricio R B Campos em 15/02/2015
Código do texto: T5138133
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.