O Que Sócrates Diria a Woody Allen - Juan Antonio Rivera

Foi com incrível surpresa que defrontei-me com esse livro quando estava procurando por outros. Inevitável dizer que pelo título o exemplar tinha ganhado minha apreciação logo de cara.

Ele esteve na minha pilha de livros por mais ou menos um mês até que abri a primeira capa e daquele ponto não parei de lê-lo até terminar, o que se deu no dia de hoje.

Ele próprio intitula o seu livro de uma introdução ao cinema para filósofos e uma introdução a filosofia aos cinéfilos (ou meros amantes de cada ramo).

Através da análise de alguns clássicos, outros nem tanto, do cinema ele vai introduzino-nos questões básicas da filosofia, essas que ao menos praticantes do pensamento se passam despercebidas.

Vale também lembrar que em momento algum ele atribui as questões levantadas pelos filmes aos seus autores de forma consciente. Apenas parte do princípio de que as questões aparecem como resultado da retratação ou invenção de vidas fictícias.

Gostei bastante das análises do amor e do mito do direcionamento de nossos rumos, em que ele destila um pouco de seus conhecimentos e com isso vai apresentando grandes nomes pensadores de forma light e descontraída. Não que o livro seja ralo em seus aprofundamentos, o leitor mais preguiçoso vai se dificultar um pouco, mas ele o faz de modo quase que conversando com o leitor, o que torna a leitura muito mais fluída.

Um livro essêncial para quem curte cinema e gosta de pensar, ou até filosofar (os filofilósofos).

Recomendo.

leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 28/09/2005
Código do texto: T54633
Classificação de conteúdo: seguro