REPENSANDO A TEXTUALIDADE COSTA VAL

GRAÇA Maria da Costa Val (FALE\ UFMG) REPENSANDO A TEXTUALIDADE

Maria Gerusa Gomes Santos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

CAMPUS PROFESSOR BARROS ARAÚJO

O trabalho aqui analisado nos leva a repensar a questão da textualidade, abordado por Maria da Graça Costa Val onde a mesma nos fala acerca da textualidade desde os primeiros momentos da Linguística Textual, dando o conceito; este que é entendido como conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e não apenas uma sequência de frases.

O texto está dividido em quatro tópicos, que fala acerca da textualidade, englobando todos os elementos que compõe a textualidade dentro da Linguística Textual. Envolvendo as três perspectivas de estudo conhecidas como momentos tipológicos, o estudo do texto, os sete princípios e as meta-regra. Todas essas tendências e estudos compõe a textualidade dentro da Linguística Textual.

A primeira vertente tipológica é caracterizada pela análise transfrástica focalizando as relações entre enunciados de uma sequência, interessando-se por questões com o uso do artigo e as correlações entre os modos verbais. Na segunda vertente tipológica, o texto é fundamentado como uma unidade lógico-semântico, resultante das operações lógicas, semânticas e pragmáticas que promovem a integração entre os significados dos enunciados que o compõem. Já na terceira e ultima vertente a tendência é construir teorias de texto em que os aspectos pragmáticos assumem status privilegiado a significação de um texto com o contexto.

Para que o texto aqui descrito a cerca da textualidade fique mais claro e coesivo faz-se necessário a menção sobre o texto visto na perspectiva de Halliday e Hassan tendo como texto uma unidade de língua em uso e é melhor compreendido como uma unidade semântica, uma unidade não de forma definida como propriedade que deriva de fato de que um texto funciona como uma unidade de relação a seu contexto. Dizer que coesão se constrói a partir de elementos que sinalizam relações entre os componentes da superfície textual significa considerar que ela não esta lá, pronta, mas está apenas sinalizada, para ser processada pelo recebedor, do mesmo modo que a coerência é construída pelos usuários.

Dentro do texto aqui analisado faz se necessário a citação dos sete princípios na perspectiva de Beaugrande e Dressler (1981) o primeiro principio baseia –se na coesão que é apresentada como principio que concerne aos modos como os componentes da superfície textual se conectam mutuamente. Já o segundo se refere a coerência que é definida como concernente aos modos como os componentes do mundo textual e os conceitos e relações que subjazem a superfície textual são mutuamente acessíveis e relevantes ou seja é construída por operações de inferência. O terceiro e quarto principio é de intencionalidade e a aceitabilidade que são definidas como concernentes aos que os objetivos e expectativas do produtor e do recebedor. No quinto principio é a presença da informatividade que não é entendida como uma característica de texto mas é avaliada em função das expectativas e conhecimentos dos usuários ou seja baseada no grau de novidade e previsibilidade.

No sexto principio aparece a situacionalidade como um princípio importante para a construção da textualidade, ou seja, a relação entre o texto e sua situação de ocorrência. O sétimo e ultimo principio é a intertextualidade entendida como concernente aos fatores que fazem a produção e a recepção de um texto depender do conhecimento de outros textos. O final do texto analisado é fluido pela apresentação das meta-regras, apontadas por Charolles; em que a primeira meta-regra, é chamada de regra de repetição. A segunda diz respeito á progressão que seria o outro lado da moeda de repetição. A terceira se refere á de não contradição. A quarta e ultima é chamada de relação rebatizada como relação e textualidade e de articulação.

O texto aqui resenhado é um excelente estudo da textualidade e todos os seu elementos, serve como base para leitura e interpretação dos mais variados textos é um estudo designado a todas as áreas de ensino e para que aprecie uma boa leitura.

Geusahenrico
Enviado por Geusahenrico em 06/12/2015
Reeditado em 07/12/2015
Código do texto: T5471635
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