A fascinação de Regiane


A FASCINAÇÃO DE REGIANE
Miguel Carqueija


Resenha do livro infantil “Contos e fábulas: minha fascinação!”, de Regiane Lima Valadares. Ilustrações de Frederick Lima Valadares. Editora Gregory, São Paulo-SP, 2014. Capa: Danilo Marques.



Eis aí um livro infantil diferente de todos os que eu já li. Primeiramente, a Regiane (conhecida no Recanto das Letras como Jey Lima Valadares) utilizou profusamente os desenhos talentosos de seu filho Frederick, ou seja, é um livro infantil ilustrado por uma criança, algo que eu nunca vi antes.
Além disso o visual que acompanha os textos, todos dentro de molduras coloridas, é atraente para o público infantil, o conjunto é original e gracioso.
Dá gosto encontrar num livro uma tal interação entre mãe e filho, este uma criança, é algo que transmite amor, quando tantas publicações transmitem ódio e violência.

“Homem e natureza
Razão e beleza
Brilho e luz
Arco-íris seduz.”

“Olhando o rio
Vendo as águas correndo
Olhando para o céu
Vendo o arco-íris nascendo.”



Versos assim saltitantes pululam na obra, além de textos mais compridos, “quase” prosas porque o caráter poético está presente em tudo. Os desenhos podem mostrar cavalos, árvores, pessoas, flores, animais marinhos, a natureza está onipresente nas ilustrações e nos textos. Raro é ver tanta alegria fluindo em um livro, já a partir da capa.
Felizmente numa das orelhas temos informações sobre a autora, para a curiosidade dos leitores. Professora, “leitora apaixonada”, “construiu uma vida em cima das palavras”.
O Brasil precisa de muitas pessoas como ela.

Rio de Janeiro, 23 de novembro a 26 de dezembro de 2017.


(imagens de Regiane/Jey e Frederick gentilmente cedidas por Jey Lima Valadares)