Geografia da Fome (Sugestão de leitura)

Geografia da fome, publicado pelo médico, geógrafo e sociólogo Josué de Castro em 1946, passou a ser uma referência fundamental para compreender a questão alimentar no Brasil, além de incluir esse tema no centro da agenda de debates sobre a questão do desenvolvimento e do humanismo.

A partir dessa obra, Castro evidenciou que o fenômeno da fome nacional e internacional não era exclusivamente biológico, mas possuía um caráter multidimensional: cultural, social, político e econômico.

Em pouco tempo Geografia da fome alcançou grande notoriedade internacional ao denunciar a situação de penúria em que vivia grande parte da população do Brasil. Como metodologia, através dos princípios fundamentais geográficos, o autor buscou localizar, classificar, delimitar, correlacionar e analisar os efeitos da fome com outras áreas do saber, como a Fisiologia, a Antropologia, a Política, a Sociologia, a Economia e até mesmo a literatura.

Com um olhar voltado para os âmbitos regional e nacional, Josué de Castro buscava retratar a universalidade do ser humano como espécie, afirmava que a superação da fome como forma garantidora da vida, tratava-se de uma necessidade da humanidade.