A importância da língua Latina na pragmática do mundo das Letras.

CARDOSO, Zélia de Almeida. Iniciação do Latim. Série Princípios. 6ª ed. Rio de Janeiro. ÁTICA, 2011.

Adriano da Costa Castro

Marcela dos Santos Braz

Dra. Rosângela Lemos (Orientadora)

O objetivo de pesquisa frisa-se em divisões a partir do capítulo 1 até as páginas 5 a 101. A obra iniciação ao latim é composto por 6 capítulos, o objetivo de estudo engloba várias temáticas como tais; a língua latina e sua formação histórica, classificação tipológica do latim, o sistema fonético latino, a morfologia nominal latina o sistema verbal latino e as palavras invariáveis em latim que tratam sobre a língua latina, sua evolução suas características e classificações.

Verifica-se que a obra mostra que o latim é uma língua de grande valia para a formação da língua portuguesa, sendo assim, os capítulos evidenciam a relevância da língua latina que deu origem as línguas neolatinas como o português, francês, o espanhol e outros.

No capítulo inicial e no segundo há uma visão geral que o latim detém uma origem e evolução, perpassando por várias etapas até chegar no vocabulário latino, que passou por procedimento de melhoramento de novas palavras por meio de prefixo e sufixo que provieram para a língua portuguesa pelo latim Grego.

O terceiro trata que as vogais, semivogais e consoantes latinas sofrem mudanças quanto a quantidade ou prenunciação. Destaca também que as percepções das palavras latinas são voltadas para a silaba, quantidade das silabas e a própria acentuação.

O quarto posicionamento da autora Zélia evidencia que os substantivos, adjetivos, numerais, pronomes, e os verbos podem sofrer modificações já outras como advérbios, em alguns casos as preposições, algumas interjeições e em algumas particularidades sofrem alterações fonéticas.

O capítulo cinco analisa situando historicamente itens essências do enunciado verbal. O infectum e o perfectum, a voz ativa, passiva dos verbos, as quatro conjugações identificadas por vogais temáticas a, e, i, ê, o, além disso analisa também os tempos do infectum; presente indicativo, imperfeito do indicativo, futuro do presente do indicativo, presente do subjuntivo, imperativo futuro e as formas nominas do verbo latino; o infinitivo, o particípio, o gerundivo, o gerúndio e o supino. Os verbos esse, irregulares, o defectivo e empregos dos modos verbais pessoais.

O capítulo seis apresenta as classes de palavras latinas que são invariáveis e não aceitam flexão como os advérbios, as preposições as conjugações, as interjeições e as partículas. Inicialmente caracterizado, classificando e conceituando as palavras.

É relevante apresentar que Zélia de Almeida Cardoso nasceu em são Paulo. Formou-se em Letras clássicas e iniciou a carreira acadêmica muito nova, deste modo, é doutora, pesquisadora, ensaísta e professora titular de língua e literatura latina do departamento de Letras clássicas e vernáculas da faculdade de filosofia, Letras e ciências humanas da universidade de são Paulo. Outras obras importantes; tríptico 1987, a construção de as troianas de Sêneca 1976 e a literatura latina 1989.

Adriano da Costa Catro
Enviado por Adriano da Costa Catro em 18/05/2018
Código do texto: T6340223
Classificação de conteúdo: seguro