Iniciação ao latim
CARDOSO, Zélia de almeida. Inicialização ao latim. 6º ed. Revista. São Paulo: Ática, 2011.
Isabelle Juliane de Lima Fortunato
Dra. Rosângela Lemos da Silva (orientadora)
A leitura do livro tem como objetivo relatar a história da língua latina e sua formação, focando nas pessoas que estão em primeiro contato com a língua latina. Sobretudo a autora inicia o livro falando sobre a origem e a história da língua latina.
O primeiro capítulo da leitura, se dá sobre a origem do latim, onde é falado sobre o lácio, que se evoluiu na Itália central e pode ser classificado como latim pré-histórico, pós-histórico e pós-clássico.
O segundo capítulo, vem com a tipologia do latim, que descreve suas categorias e a formação das palavras, nota-se que no terceiro capítulo o sistema latino fonético, já descreve uma língua morta, ou seja o latim e sua representação silábica.
O Quarto capítulo mostra casos e a classificação do substantivo, que apresenta sua flexão, grau e numeral dos classificados dos substantivos. O quinto capítulo, relata sobre as conjunções e modos verbais. Já no sexto capítulo, trata sobre os advérbios, que são palavras invariáveis, utilizadas que expõe as observações das conjunções.
O sétimo capítulo, Expõe as observações finais sintetizadas de alguns pontos dos temas abordados. O oitavo capítulo, nota-se observações críticas dos atributivos latinos.
A obra é recomendada pelas suas importâncias no ensino aprendizagem no meio social, inclusive pela sua fácil leitura e compreensão, além de ser acessível. Ressaltasse que este estudo mais profundo da obra, juntamente para os que já estão alfabetizados, a língua deve ser estudada e trabalhada por todos os inerentes, pois sem elas (língua mãe) tornasse inviável o aprendizado mediante este estudo da língua latina.
Autora, Zélia de Almeida Cardoso Graduada em Letras Clássicas (1957) pela universidade de São Paulo, Doutora em Letras (Letras Clássicas) (1984) é professora titular de Língua e Literatura Latina (inativa) da Universidade de São Paulo, onde está como docente do PPG Letras Clássicas é líder do grupo de pesquisa “Estudos sobre o Teatro antigo” (USP/CNPq). Dedicasse à leitura latina, especialmente ao teatro/ Sênena e Plauto) é a poesia elegíaca (Tibulo, Propértio e Ovídio)