A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA LATINA NA PRAGMÁTICA DO MUNDO DAS LETRAS

CARDOZO, Zélia de Almeida. Iniciação ao latim, Séries e Princípios 6° ed. Rio de Janeiro: Ática,2011.

Daiana Brasil da Silva

Marlúcia Monteiro do Vale

Dra. Rosângela Lemos da Silva (Orientadora)

O objetivo do estudo pauta-se em algumas divisões, e uma delas é que o latim foi uma língua falada no Lácio, região da Itália. O latim deveu sua importância sobre o prestígio de Roma. No confronto das raízes vocabulares que existem no latim com as raízes de outras palavras que pertence a algumas línguas antigas, permitiram que os estudiosos formulassem hipóteses da existência de uma língua primitiva que gerou esse idioma e deu-se o nome de indo-europeu a essa hipotética língua-mãe. O indo-europeu foi dividido em numerosas línguas que gerou muitos outros idiomas e muitas dessas línguas com o passar tempo, estão extintas ou mortas.

A outra, relata que durante o tempo que o tempo em que o latim foi utilizado como língua viva, ele sofreu profundas transformações e por isso, ele é caracterizado conforme a época e circunstância em que foi usado. Mas a invasão dos povos bárbaros fez com que o latim perdesse sua unidade como língua. Já as classes cultas procuraram manter por muito tempo o uso do latim.

A igreja fez do latim, sua língua oficial, idioma que foi obrigatório, até 1961. O latim, todavia, sem ser uma língua oficial do Império, foi sempre uma espécie de língua comum. Nos séculos XIX, verifica-se que os estudiosos alemães Schlegel e Schmeichel, tratam de mostrar um critério de classificação que se baseia no exame da estrutura das palavras que compõe o léxico de uma língua.

Acredita-se que a língua latina é de suma importância para o processo da epistemológico da língua portuguesa visto que, fornece-nos explicações para os fenômenos aparentemente inexplicáveis do nosso idioma e das línguas irmãs do português.

Afirma-se que a autora da obra é professora titular de língua e literatura latina do Departamento de filosofia, Letras, Ciências humanas da Universidade de São Paulo.

Malluh vale e Daiana Brasil da Silva
Enviado por Malluh vale em 18/05/2018
Código do texto: T6340264
Classificação de conteúdo: seguro