Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Resenha impressionista do livro "Bauman sobre Bauman"

Gurias, concluí a leitura do livrinho "Bauman sobre Bauman" que nos foi presenteado pelo Fronteiras.

Bah, sensacional!

O capítulo de apresentação é redigido por alguém que parece muito fã do Bauman, pois fica "babando" o tempo todo. Na hora que li, isso me fez pensar que era "propaganda demais" (quero ver o produto de verdade). E, bah! As ideias do velhinho polaco são realmente encantadoras!!! E absolutamente coerentes e bem fundamentadas!!

O livro se estrutura em cinco Diálogos do "entrevistador" Keith Tester com o Zygmunt Bauman. O primeiro diálogo, sobre Sociologia, é bem acadêmico (e um pouquinho tedioso, ou eu é que estava com sono!). Fora isso, todo o livro é fascinante!!! Alguns trechos são como: "ele articula algumas ideias que sempre me ocorrem inconscientemente e que eu nunca consegui expressar coerentemente por completo". :)

O mais apaixonante é o intenso compromisso deste sociólogo com a Humanidade, com a Beleza, com a Ética, com a Dignidade da vida humana. Essa ideia perpassa todos os livros dele, que são comentados nos diálogos.

Ele denuncia, em uma perspectiva histórica e com todos os argumentos, a Humilhação, a Pobreza e, de maneira mais contundente, as tentativas (abertas ou disfarçadas) dos governos e das empresas que usam a mídia para manipulação da opinião das pessoas para aceitar o "jogo" do mercado, do consumismo, da espetacularização, e do individualismo como se "não houvesse alternativa".

Alerta que esse maldito estado de coisas foi e ainda vai gradualmente levando as pessoas a abrir mão da Liberdade que nos faz humanos e, principalmente, da noção de Alteridade, de estar-no-mundo COM e EM RELAÇÃO aos outros. Sem ser pessimista, ele aponta caminhos que não são fáceis ("uma tarefa titânica") para mudar a autocompreensão da vida em sociedade.

É lindo!!!
Aline Malanovicz
Enviado por Aline Malanovicz em 08/07/2018
Código do texto: T6384909
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Aline Malanovicz
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 38 anos
424 textos (361010 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/07/18 21:34)
Aline Malanovicz