As mutações de Liv Ullmann

AS MUTAÇÕES DE LIV ULLMANN
Miguel Carqueija

Resenha do livro “Mutações”, de Liv Ullmann. Editora Nórdica, Rio de Janeiro-RJ, 10ª edição, sem data. Título do original norueguês: “Förändringen”, “copyright” 1976, 1977, Liv Ullmann, publicado por Helge Ericson Förlag, Oslo. Tradução: Sonia Coutinho. Capa: foto da autora.

Curioso este livro, bem escrito e que vale uma leitura. Não é bem uma autobiografia, ou pelo menos é atípica. A autora, famosa atriz de teatro e cinema, consagrada em filmes do sueco Ingmar Bergman, não segue um enredo linear; vai contando casos diversos acontecidos na sua vida, demorando-se no relacionamento com o cineasta Bergman, tido como gênio mas que, visto de um plano intimista, sai bem prejudicado. Liv dedica o livro à filha Linn, que aparece em muitas páginas. Percebe-se bem o sentimento de culpa de Liv pelas muitas vezes em que, pressionada pelo trabalho, afastou-se da filha; seu encabulamento perante a própria babá; certta escravidão ao telefone e aos compromissos. A sua visão de Hollywood e Nova Iorque também é significativa, a sensação de violência no ar, a colega violentada num hotel.
Há pontas soltas ao longo do texto. O livro tem um aspecto de divagação, a autora buscando um sentido para a sua existência. Ela tem fé religiosa, mas não como devota, e sua insegurança é perceptível. Mesmo assim, não está entre as atrizes mais golpeadas pelos infortúnios da fama.
Liv Ullmann trabalhou na peça teatral “Casa de boneca” e nos filmes “Persona”, “Face a face” e “Cenas de um casamento”.

Rio de Janeiro, 21 de junho de 2018.