Foguetes e jatos, resenha

FOGUETES E JATOS, RESENHA
Miguel Carqueija

“Foguetes e jatos”, por Fletcher Pratt. Distribuidora Record, Rio de Janeiro-RJ, Enciclopédia Juvenil 7, 3ª edição 1965. Randon House, 1958. Título do original em inglês: “All about rockets and jats”. Tradução e adaptação: Dr. Miécio Araújo Jorge Honkis. Capa: Marpa. Ilustrações de Jack Coggins.

Este pequeno livro faz parte de uma extensa e simpática coleção em capa dura e colorida com obras de divulgação científica em estilo leve e ao alcance de adolescentes. Entre outros títulos constam: “O corpo humano”, “O átomo”, A idade do gelo”, “Triunfos da Ciência moderna”, “Os dinossauros”.
Não gosto muito de adaptações mas percebi que a do Dr. Miécio foi para atualizar dados, pois o registro de direitos do autor data de 1955 e a versão brasileira fala sobre os primeiros astronautas. Lamento porém que a editora não informe nada sobre a nacionalidade do autor e em qual país o livro foi lançado (em tese pode ter sido qualquer país de língua inglesa; bastava constar a cidade onde se localiza a Randon House).
As explanações são interessantes e simples, explicando como surgiram e se desenvolveram os foguetes, os modelos de vários países, a utilização na II Guerra. Desenhos esquemáticos auxiliam a compreensão. A lamentar, claro — e o texto passa batido nisso, preferindo ater-se a explicações técnicas — o uso bélico dos mísseis, se nos lembrarmos d epensar em tantas vítimas fatais ou mutiladas, vítimas inocentes inclusive, mesmo crianças. Felizmente desenvolveu-se também a utilização de foguetes a jato para fins pacíficos.
Leitura recomendada.
P.S. Pesquisando na internet, descobri que o autor Fletcher Pratt (1897-1956) é norte-americano.

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2018.