KANOVA E O SEGREDO DA CAVEIRA (Pedro Pereira Lopes)

Baseado em um antigo conto africano cujo enredo é uma ode à prudência, Kanova e o Segredo da Caveira, de Pedro Pereira Lopes, refaz o percurso narrativo da lenda tradicional. Porém, a maior virtude do texto de Lopes vem da ousadia deste autor moçambicano em transformar o conto mitológico "O rapaz e a caveira" em uma fábula contextualizada aos dias atuais.

Por ser uma história dedicada ao público infanto-juvenil, a audácia do autor pela renovação do enredo estabelece uma ruptura. O tópos da narração deixa de lado "a lição de moral" trágica (o herói da narrativa morria ao fim da história original). Na transcriação de Lopes, a saga desse (anti?) herói é consagrada com a vitória (a preservação da vida), após o longo martírio.

O enredo, já tantas vezes repetido, fala de um rapaz que sai à procura de materiais diferentes para fazer uma nova coroa para seu mambo (rei), que é muito vaidoso. Em sua peregrinação, ele se depara uma caveira falante, conversam bastante e ela o ajuda a conseguir os itens ideais para ornamentar o rei. Na volta, ele é recebido com pompas por ter encontrado as peças que agradaram ao seu soberano, mas acaba comentando de forma imprudente sobre o encontro com a caveira, traindo o pacto feito com ela. A partir daí, todos duvidam de sua história, que lhes parece fantasiosa demais. Ele chega a ser ameçado de morte, quando então a caveira o socorre novamente e todos passam a acreditar nele, fazendo com que sua vida mude de forma incontestável.

Ilustrada com a vibrante paleta de cores de Walter Zand, a narrativa do autor arrisca com audácia ao burilar a tradição estabelecida, para daí extrair formas inéditas de diálogo com o presente. Como elemento dinâmico que é, a linguagem - e, por conseguinte, as histórias - são constantemente reelaboradas para dar voz e vez aos novos paradigmas que surgem. Por isso mesmo são adaptadas pelo engenho humano a cada vez que são recontadas.

Pedro Pereira Lopes, apesar de jovem, é um veterano das letras moçambicanas, com livros lançados quase anualmente desde 2012. É tambem professor, pesquisador, contador de histórias e poeta, criador da revista de literatura “Lidilisha” e do “Projecto Ler para Ser”. Ganhou os prêmios Lusofonia (Trofa, 2010), Maria Odete de Jesus (Maputo, 2016) e o Eugénio Lisboa (Maputo, 2017). além de diversas menções honrosas.

Serviço:

Título: Kanova e o segredo da caveira (infantoio-juvenil)

Autor: Pedro Pereira Lopes

ilustrações: Walter Zand

páginas: 32

Série "Contos de Moçambique" - vol. 5

Editora: EPM/CELP (Moçambique) / Kapulana (Brasil), 2017