A vida secreta das abelhas

A vida secreta das abelhas conta com propriedade sobre a história de uma menina sem mãe e que não tem um pai amoroso – na verdade, seu pai parece menos um pai do que qualquer outra categoria paterna que possa existir – sendo que T- Ray (nome que a menina usa para o pai) a trata com desprezo por parecer demais – fisicamente – com sua mãe que morreu tragicamente com um disparo de uma arma.

Lilly mora em uma fazenda, onde T-Ray planta pêssegos. Ela trabalha o verão todo, não tem praticamente nenhuma regalia e conhece muito pouco sobre sua mãe, sobre o que ela gostava de fazer e como ela era de verdade, tudo porque seu pai não gosta de falar sobe isso e quando Lilly insiste ele simplesmente a ignora, como faz também em outras situações. Junto deles mora uma moça, de pele negra, chamada Rosaleen. Ela quem cuida de Lilly e ama da maneira que para ela é suficiente, mesmo parecendo um pouco rude para nós, leitores, porém percebemos que há um laço de afetividade e carinho de Rosaleen pela menina Lilly.

Com apenas alguns objetos que pertenceram a sua mãe, mudas de roupas e o objetivo de ir para um endereço escrito atrás de uma foto que pertencia a mãe de Lilly, Rosaleen e a garota fogem da cidade após um incidente que coloca a vida da babá de Lilly em risco, fazendo a dupla foragida chegarem a um lugarzinho pequenino, na casa de uma moça que comercializa mel, o “Mel da Madona”. Trata-se de uma mulher negra que mora com suas duas irmãs em uma casa pintada de rosa. August recebe com amor e paciência as foragidas, já sua irmã June não se agrada com a chegada das duas estranhas, mas aos poucos Lilly e Rosaleen conquistam os corações das mulheres que as receberam quando precisavam.

Será também a partir desse momento que Lilly perceberá quão desafiador é ser negro, mesmo a questão racial não parecendo ser a principal discussão do livro. Se engana muito quem pensa que a narrativa será somente sobre episódios da vida de uma menina que convive com a culpa pela morte da mãe, que convive com dúvidas sobre como era sua amada mãe e sobre a vida de uma menina que não sabia onde pertencia até chegar na casa de três mulheres, três irmãs que mudaram a sua vida.

Palavras de Verona
Enviado por Palavras de Verona em 06/02/2019
Código do texto: T6568548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.