Resenha Bibliográfica Documentária : O que é toxicomania

TEREZA CRISTINA GONÇALVES MENDES CASTRO

Resenha Bibliográfica Documentária

Universidade Ibirapuera – 1994 –

Curso de pós graduação – Psicopedagogia

1994

Resenha Bibliográfica Documentalista

Parte: A) Informática

I) Obra

1) Resenhista:

CASTRO, Tereza Cristina Gonçalves Mendes

2) Autoria:

MASUR, Jandira

3) Título:

O que é Toxicomania

4) Tradução:

Obra Nacional

5) País e ano onde foi publicada originalmente:

Brasil – 1985

6) Exemplar lido:

Editora: Editora Brasiliense

Ano: 1993

Edição: 5ª edição

7) Número de páginas: 67

8) Formato: 11cm X 15,5cm

9) Preço atual: R$3,65 – (1994) – R$ 12,00 (2019).

II) Credenciais da autoria:

““Nasci em 1940 em São Paulo. Fiz o curso de Psicologia na USP e o doutorado em Psicofarmacologia na Escola Paulista de Medicina, onde desde 1971 sou professora e faço pesquisa sobre drogas psicotrópicas. Como todos os que trabalham nesta área, sou constantemente “cobrada” a me posicionar ora “anti” ora”pró” uso de drogas. Em geral consigo a mesma proeza dos técnicos de futebol: desagradar a todos.

_____________________________________________________________________________________________________

Nota da resenhista: Transcrita para uso de dados bibliográficos para internet, a resenha referente a Toxicomania, que fiz no curso Lato Sensu – Psicopedagogia – Disciplina – Dimensão Afetiva do Desenvolvimento – ano de 1994. Transcrita também com o parecer da Professora Sandra Marcia Liger.

Publiquei, em conjunto com colegas, vários artigos sobre o assunto. Mais recentemente, um livro: “A Questão do Alcoolismo”. Muito do que eu gostaria de dizer, e que nada tem a ver com ciência está em dois livros para crianças que publiquei há alguns anos: “O jogo do contrário” e “O frio pode ser quente?”

Fui vice-presidente da Associação Brasileira de álcool e alcoolismo e professora – pesquisadora visitante da Mount Sinai School of Medicine, de Nova Iorque.””

III) Conclusão da Autoria:

“Saber que existem vários tripés é indispensável para evitar explicações simplistas e sectárias sobre a dependência de drogas. Não há como reduzir a sua compreensão a apenas um deles, seja qual for o privilegiado na escolha, suas diferentes inter-relações têm que ser consideradas. Difícil exercício este, na medida em que se entende toxicomania como sendo uma das formas pelas quais os problemas humanos se expressam. Mudam os tempos, mudam as situações, mudam os valores – mudam as formas pelas quais se vestem os problemas humanos.”

IV) Digesto

A autora inicia o que é toxicomania, com uma introdução, onde ela compara o próprio dia a dia do Ser Humano com o uso de drogas, sejam elas, estimulantes ou depressoras.

Ela nos descreve, relatando sobre o ficar de cabeça para baixo, num “brinquedo” de montanha russa, com as sensações da utilidade das drogas.

Já nos capítulos seguintes, ela relata as drogas, comparando à alguma bactéria, tendo um agente, o hospedeiro seria o próprio homem.

O ambiente, não seria só o meio físico, mas também a genética de cada indivíduo.

O que levaria dizer que as drogas seriam bandidos, vestidos de negro, que podem acabar com o hospedeiro.

A autora no início, faz muitas relações do tipo, comparando até mesmo, alguns filmes, entre eles cito: “O retorno de Jedi, onde o vilão no final , “retira a máscara”, desvelando toda sua emoção de pai. “Transformando-se assim em outra pessoa. E o filho, se torna o mau-caráter.

“A toxicomania é a tradução de complexos problemas humanos, psicológicos e sociais. Atribuir toda a culpa às drogas é uma posição por demais simplista. Por outro lado, não se pode conhecer a imensa gama de problemas que o uso de drogas, por si mesmo, pode causar. Elas estão longe de ser substância inócuos, cujo uso indiscriminado não acarrete nenhum prejuízo. Precisam por isso ser melhor entendidas.”

_____________________________________________________________________________________________________

Nota da Resenhista: Mansur, Jandira - Jandira Masur (São Paulo, 1940 - São Paulo, 1990) Psicóloga e professora psicofarmacologia da graduação e pós graduação da Escola Paulista de Medicina. Pesquisadora da farmacologia do sistema nervoso, especialmente de distintos aspectos do alcoolismo e consumo de drogas, com diversos livros publicados

Algumas drogas agem como estimulantes como exemplos: cafeína e anfetamina; outras depressoras, como tranquilizantes, inalantes, morfina e heroína. E o terceiro grupo de drogas segundo a autora, são drogas que caracteristicamente nem aceleram e nem diminuem a atividade do cérebro, mas “perturbam”. Por isso, são chamadas de drogas alucinógenas como por exemplo o LSD, a maconha entre outras.

Estas drogas funcionam como uma “chave falsa” se encaixando num receptor “fechadura”, alterando assim o funcionamento cerebral.

Não há drogas pesadas ou leves, e sim pela autora, há drogas que podem ser mais ou menos tolerantes.

Existem drogas que são utilizadas desde os primórdios da humanidade, por alguns grupos, principalmente entre os índios, que utilizam as drogas como um elixir para o Conhecimento.

Outras drogas como morfina, foram utilizadas, há alguns anos, como anestesia, proporcionando alívio de dores.

Hoje segundo a autora, algumas drogas, estão na moda, como a maconha e a cocaína, que muitos usam para “entrarem” em determinados grupos.

Abro aqui, um espaço: toda moda é passageira e as drogas irão parar?

A autora, também nos coloca frente as dependências físicas e psíquicas; algumas drogas causam problemas gravíssimos, ao serem paradas de repente, e outras não.

Ficando assim difícil distinguir até quando é uma ou outra.

A autora nos mostra o tripé, drogas, ambiente e o homem, demonstrando as inter-relações que hão.

E, a mesma associa que valores humanos mudam continuamente, alterando assim os próprios conceitos biossociais do Homem.

Sem contar é claro, com o próprio tráfico que atua na inter-relação do tripé acima citado, envolvendo alta concentração de dinheiro.

“O que é proibido é mais gostoso.”

Parte: B) Sapiência

V) Metodologia da autoria:

Método categórico-dedutivo.

VI) Quadro de referência da autoria:

A autora ao citar sobre drogas, a mesma escreve ou melhor reescreve passagens de vários autores (escritores), como Rubem Braga, alguns relatos indígenas, entre outros. E ao meu ver, a Teoria da referência, é cientificamente a Psicofarmacologia.

Onde a mesma demonstra o que as drogas fazem em nosso Sistema Nervoso.

Não há determinado local para a leitura da obra. E esta deve ser lida por pessoas que de maneira geral possui algum ponto em comum em relação as mesmas.

VII) Quadro de referência do Resenhista.

Trabalho como professora da Disciplina de Química e áreas afins*, numa única escola estadual. Leciono para adolescentes e adultos.

Sou formada em Química desde 1990, pelas Faculdades Integradas Ibirapuera **.

Sou poetisa, e atualmente escrevendo meu manuscrito: Filosofias.

Já possuo um curso de pós- graduação e atualmente, estou no segundo.

VIII) Análise crítica detalhada do resenhista:

Auto descrição:

1. Gostei muito do livro. Pois, o mundo nos faz refletir sobre o problema atual que estamos vivendo no Brasil. O tráfico no Rio de Janeiro, as condições que levam pessoas a se envolverem com drogas e crime, ao mesmo tempo.

Concordei com ideias básicas que muitos usam drogas por costumes, e outros por saírem do stress cotidiano. Discordar? Não teve nenhum ponto que me levasse a isto.

Achei que a leitura, entre o que é toxicomania, e alcoolismo, são verdades que nos fazem “viajar” e procurar soluções como evitar o uso de ambas, já que são vividas desde à Antiguidade.

Hoje em dia o uso abusivo de drogas mais fortes como o crack, fazem crianças se entregarem à uma utopia destrutiva causada pela Sociedade que vivemos.

Acho que a autora deveria ser mais atual quanto a isto.

E, procurar desenvolver um tema, não dando soluções, mas adaptando ao momento de fragilidade que vivemos.

Mas, valeu, mesmo.

Ao ler o livro, pude perceber que muitas vezes somos preconceituosos, o seja achamos que “negro” nos representa sempre o mal. E isto não é certo.

Além do mais, este livro me faz entender alguns dos meus alunos, e amigos que por uma

__________________________________________________________________________________________________________________________

Nota da resenhista: * Ciências da Natureza e Matemática. Desde 1988, leciono para à Rede Pública do Estado de São Paulo. Região Sul – escolas da Diretoria Sul 1.

** FIIB – Faculdades Integradas Ibirapuera – Localizada na época na Av. Iraí – Moema – SP. Atualmente a nomenclatura é Universidade Ibirapuera – localizada na Av. Interlagos – Chácara Flora –SP.

Curtição ou alguma fuga qualquer, utiliza não só drogas ilícitas, , mas também o álcool, contribuindo por si, com a própria morte, lentamente.

E eu espero através desta leitura ajudar a estas pessoas, tendo é claro segurança de tudo.

Além do que, este assunto, envolve reações de substâncias, que me interesso muito, por ser Química. Fazendo é claro que eu estude mais, vários conteúdos que este assunto traz.

2.Interesse pela Leitura:

Como eu gosto de leituras rápidas, e sem muita enrolação, gostei do livro. E, o li rapidamente em 2 horas, pois o assunto me envolveu.

Alguns vocabulários, eu realmente tive que pesquisar, pois não entendi bem. Mas, isto me levou apenas a ter mais enriquecimento de palavras, ter mais Conhecimento.

A sequência é ótima, só deveria ser mais atualizada.

3 Condições literárias

O título realmente tem a ver com o conteúdo, e possui até reflexão inicial; onde não devemos “culpar” somente as drogas, não que sejam as mocinhas. Mas, realmente se caracteriza bem ao texto.

Quanto à edição, já citei várias vezes, deve ser atualizada.

Quanto ao tamanho do livro, é ótimo. As letras são grandes, do jeito que eu gosto. Não forçam muito a visão.

O papel é tipo jornal, mas talvez pela própria editora. Poderia ser um pouco melhor.

O formato é de fácil manuseio, e pode ser guardado dentro da bolsa. Pois existem livros que fazem muito volume.

Quanto à encadernação é ótima.

Ilustrações existem só que pouquíssimas, mas pelo estilo do livro estão de acordo com o mesmo. Não são “pesadas”, mas são ilustrações que encaixam numa reflexão ao observá-las.

Quanto ao preço, realmente, eu achei que está em conta, talvez porque eu ainda não esteja a par de preços de livros. Mas ao meu ver está ótimo. Só R$3,65, preço excelente.

À medida que li: O que é Toxicomania, percebi em mim mesma, um interesse maior pelo assunto, e procurei pesquisar mais, absorvendo informações com colegas na escola que até me indicaram outros para estudos afins.

Realmente valeu a leitura.

IX) Indicações da Resenhista

Indico est(s) livro(s), referente às drogas e alcoolismo, para pessoas que muitas vezes criticam, culpam somente um vilão, sendo que até mesmo em termos socioculturais não compreendem o que realmente tem por trás de toda uma “fantasia.”

Aos educadores principalmente, que muitas vezes só culpam ao aluno ser viciado, e não entendem as próprias causas que o levam a adquirir drogas.

Aos pais de viciados.

E, em especial, indico aos políticos, pois fazem refletir sobre o liberar ou não às drogas.

Enfim, indico para todos estes acima citados, para um questionamento pessoal e coletivo. Principalmente, quanto a vendagem de álcool, a torto e a direito, para menores de 10 anos.

Até quando nós (sociedade) iremos viver em ignorâncias como estas?

X) Apresentação da resenha:

1. Data e hora: 21/11/1994 – 19he 30m

2. Disciplina: Dimensão Afetiva do Desenvolvimento

3. Curso: Psicopedagogia

4. Professora: Sandra Márcia Liger

5. Local: Universidade Ibirapuera

6. Assinatura: Tereza Cristina Gonçalves Mendes

Resumo

O que é alcoolismo

O beber representa para nós ainda um mistério. Pois, o que leva realmente ao indivíduo usufruir de bebidas?

Ao introduzir este trecho, a autora, compara o assunto, até mesmo com as indagações dos Físicos, quanto à Origem do Universo.

Ao ser descoberto o álcool, por meio da fermentação natural, este pode saciar a fome e a sede de um indivíduo, o encorajando à vida.

Esta descoberta se dá através de informações, desde 6000 a.C.

Percebemos, assim, que o álcool por ter 7 calorias, pode dar uma falsa energia ao seu usuário, pois o mesmo não apresenta proteínas, vitaminas, ou sais minerais, então estas calorias, são chamadas de “calorias vazias”.

O álcool é facilmente encontrado, e de custo baixo, sendo adquirido por qualquer pessoa, de qualquer idade. Principalmente, em regiões onde a fome é constante.

O álcool ao mesmo tempo pode ser depressor, como causar reações hilariantes que modificam ao seu usuário.

O álcool por este dualismo, pode estar ligado à própria sexualidade, provocando o desejo, mas impedindo o desempenho.

Hoje fora a cerveja e o vinho que possuem 12% de álcool, encontramos bebidas destiladas, que possuem maiores concentrações, como no caso do whisky.

O álcool provoca embriaguez, com doses onde o organismo não pode aguentar, ou seja:” O álcool é oxidado*, ou seja, metabolizado no organismo numa velocidade de 0,2 g/Kg/h” Implicando-se assim que se uma pessoa possui 70 Kg ao ingerir uma garrafa grande de cerveja leva 90 minutos para ser metabolizado.

Claro que a digestão alcoólica, depende também do estômago, estar ou não cheio, pois doses de álcool, ao serem ingeridas em jejum podem causar mais rapidamente a embriaguez.

E esta pode trazer sérias consequências, exemplo: Uma Pessoa após tomar várias doses de bebidas destiladas, não deve dirigir um automóvel, pois, como o álcool, altera funcionais neurônios, pode provocar acidentes até fatais.

Onde inicia o alcoolismo, do beber normal?

É óbvio citar que pessoas que ingerem álcool mais do que o volume capacitado pelo corpo, se torna um viciado no álcool.

Assim, como drogas que uma questão ou outra são adquiridas mais fortemente pelos seus usuários, o álcool, acaba se tornando um agente destruidor do indivíduo.

Ao estar neste estágio, o indivíduo, passa não mais a ter amigos, família e se torna cada vez mais inconveniente a si próprio.

Há familiares que tentam se livrar do indivíduo, colocando remédios anti-álcool, em sua alimentação, claro que sem o consentimento do mesmo. Pois, os familiares procuram “milagres” para evitar tragédias.

Pelo que li, a autora, aconselha que se deve usar sim estes remédios, claro que se o indivíduo consentir.

Não há um tratamento que definitivamente cure do alcoolismo, mas existem tratamentos que ajudam a diminuir as doses. Um exemplo, é o AA, que faz reuniões entre um grupo de alcoólatras, que buscam a liberdade, sem o uso do álcool.

Assim, como drogas, o álcool, é utilizado por certos grupos, onde é desenvolvido à iniciação desde criança.

A busca do alcoolismo, muitas vezes pode ser um fato biológico, mas ainda estão em fases de pesquisas para melhores argumentos sobre o assunto.

Devemos nós, população, e cientistas, tentarmos descobrir esta interrogação, para ajudarmos aqueles que se projetam muitas vezes, num mundo sem voltas.

Tereza Cristina Gonçalves Mendes

“O que nos leva a buscar soluções de nossos problemas em drogas, álcool, e crimes? Erros políticos? Inconstância? Talvez uma só resposta, falta em nós segurança e confiança uns nos outros; falta ao Ser Integral a presença de um Deus.”

Tereza Cristina Gonçalves Mendes

Comentário e nota da professora Sandra Márcia Ligier

Tereza Cristina,

Sua resenha está muito boa.

Se quiser aperfeiçoá-la, deve:

1) Apresentar digesto mais completo do “O que é toxicomania”

2) Corrigi; Metodologia

3) Aprofundar o item 1 do item VIII.

Analise e critique com mais profundidade as ideias e mensagens.

De qualquer acho que foi muito útil para você como professora de jovens a leitura de ambos.

Parabéns!

Sandra Márcia

Novembro/1994

Se for refazer, devolva esta resenha junto à refeita até dia 10/12/1994 (em minha casa) SEM FALTA.

Por enquanto: 9,0 (nove).

__________________________________________________________________________________________________________________________

Nota da resenhista: Oxidado – vem do conceito químico Oxidação. Onde ocorre liberação de energia.

Observação: Não reescrevi na época do curso, e decidi após muitos anos reescrevê-la. Hoje o assunto é muito atual, gerando verdadeiros zumbis em zonas urbanas, como a cracolândia. E, levam muito mais a criminalidade. Precisamos investir mais, num conjunto: Polícia, Assistência Social, Saúde, Família e Educação.

São Paulo, agosto de 2019. Tereza Cristina Gonçalves Mendes Castro, hoje o nome aumentou, pois na época era solteira e desde 1996, estou casada com Eduardo Riveiro Castro. SP: 21/08/2019. Horário: 09h e 34m.

Bibliografia atualizada.

http://www.humanas.ufpr.br/portal/nepri/files/2012/04/NORMAS-PARA-PUBLICA%C3%87%C3%83O.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jandira_Masur

https://www.estantevirtual.com.br/livros/jandira-masur/toxicomania-o-que-e-toxicomania/464499637

https://www.significados.com.br/oxidacao/

O que é toxicomania de Mansur, Jandira.

Teka Castro
Enviado por Teka Castro em 21/08/2019
Código do texto: T6725492
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.