Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PAPISA JOANA: UMA MULHER A FRENTE DO SEU TEMPO

              PAPISA JOANA. CROSS, WOOLFOLK WOOL DONNA
                                                      Até onde a leitura pode levar
                                                      aquele que tem sede de
                                                      conhecimento, e até onde o
                                                      conhecimento pode levar o
                                                      indivíduo. GeusaHugo
            A obra Papisa Joana conta a história de uma mulher que possuía  sede de leitura, de conhecimento, assim como mostra os caminhos
por ela percorrido até conseguir entrar para a igreja e ter acesso a todo conhecimento que esta instituição poderia oferecer-lhe, (a igreja é utilizada como “pano de fundo” por que na época em que transcorre o enredo, a igreja era quem detinha o poder, e por isso, autoridade maior da época).
O enredo traz em sua grande maioria, fatos reais tais como: a morte de Carlos Magno em 814, dia também em  que nasceria Joana, aquela que se tornaria papisa. Joana possuía inquietude na sua alma, não era uma mulher a seu tempo, pelo contrário, foi uma mulher muito a frente do seu tempo, e não só no quesito feminino, foi uma mulher a frente de muitos homens daquela época, Joana viveu numa época de “escuridão” para a mulher, a esta era apenas permitido servir ao homem, mas ela enxergava para além, e não foi atoa que ela foi contra os desmando da igreja e dos homens e chegou a governar a cristandade por dois anos.
         O romance contém elementos como: amor, sexo, violência e grandes segredos de um passado imemorável, um passado guardado embaixo do “tapete” da igreja católica, segredos escondidos nas paredes do vaticano, nos resquícios de obras romanas. A obra nos mostra como a leitura é importante, como o conhecimento adquirido por meio dela pode levar o indivíduo a grandes conquistas.
       Joana não considerou que chegaria ao papado, mas tua sede conhecimento  a levou até Roma sob a identidade de João Ânglico, isso depois de passar por situações de perdas, de violência, de morte, no entanto, nada seria mais importante para ela do que o conhecimento. Joana ainda menina, aprende a ler e a escrever fora das vistas do pai, um homem de gênio forte e violento quando as coisas não saiam do seu agrado. Com o passar dos tempos, Joana se ver cada vez mais intrigante, em busca de saberes que naquela época eram proibidos as mulheres.
       A sede de conhecimento da personagem do enredo fascina o leitor com seu jeito de ver as coisas, de agir de manter-se neutra quando necessário, utilizando o nome de João Ânglico, ela chega ao mosteiro beneditino, e lá se destaca como pessoa intelectual e grande conhecedora da medicina. Devido complicações ela é levada a Roma, e lá se vê enveredada numa teia perigosa, com a presença de paixões, interesses políticos, assassinatos, guerras e sangue que ameaça a vida da mesma, ao mesmo tempo em que a eleva ao mais alto posto do Clero o trono do mundo ocidental onde governa a igreja por dois anos.
      Ler essa obra é reviver de forma clara e sucinta a selvageria do século IX,(porque não dizer a Idade das Trevas) em todo o seu emaranhado de riqueza e brutalidade, é conhecer resquícios de crueldade escondidos atrás das cortinas vermelha da Roma Ocidental, é conhecer fatos que os livros de história escondem, ou não considera importante saber.
     Papisa Joana é uma obra que prende o leitor em seu enredo, mas que também liberta, mostrando como a leitura é o caminho para o conhecimento e a mesma pode nos transpor por infinitos e possíveis caminhos, ler Papisa Joana é inspirador, é perguntar-se até onde eu posso ir, até onde a leitura e a sede de conhecimento podem me levar, a sede de Joana a levou ao trono do papa.

SANTOS. Maria Gerusa Gomes 21/10/2019.
Geusahenrico
Enviado por Geusahenrico em 21/10/2019
Reeditado em 03/11/2019
Código do texto: T6775079
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Geusahenrico
Picos - Piauí - Brasil, 35 anos
65 textos (27750 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/19 18:50)
Geusahenrico