UMA FILOSOFIA POLÍTICA

Nas palavras do próprio autor "O conservadorismo implica a conservação dos recursos -- materiais, sociais, econômicos e espirituais -- que compartilhamos e a resistência à entropia social em todas as suas formas". Isso é colocado logo na introdução, num parágrafo que se ocupa, em linhas gerais, da legitimidade do pensamento conservador, e apenas uma página após referir-se a Althusser, Deleuze e Guattari como "baboseiras"... -- sabe ou não sabe cativar um leitor?

Em UMA FILOSOFIA POLÍTICA - ARGUMENTOS PARA O CONSERVADORISMO ( 2017, É REALIZAÇÕES Editora) Roger Scruton expõe de forma clara e bastante direta o embasamento de uma visão conservadora de mundo, a partir da realidade britânica. Sua perspectiva é a de quem defende o simples direito a uma opinião, dada a massificação de um senso comum artificial segundo o qual o conservadorismo é algo perverso, desumano e, claro, não "democrático" o bastante.

Os capítulos :

1. Conservando as Nações

2. Preservando a Natureza

3. Alimentando-se de Nossos Amigos

4. Morrendo Tranquilamente

5. O Sentido do Matrimônio

6. Apagando a Luz

7. Religião e Iluminismo

8. A Tentação Totalitária

9. Novilíngua e Eurolíngua

10. A Natureza do Mal

11. Eliot e o Conservadorismo

É essencialmente um livro sobre política, da ótica de um filósofo de orientação política conservadora -- repetindo, trata-se de uma defesa de paradigma a partir da exposição de argumentos -- indicado para todos com algum interesse em política em geral, não necessariamente familiarizados com a filosofia envolvida, aqui; é uma obra para um público amplo, não especializado. A linguagem é clara e direta, e o eventual déficit de repertório do leitor não compromete a compreensão geral do texto. Alguns dos temas apenas esboçados, nesse livro, são explorados em profundidade em outros livros do autor, como por exemplo, Filosofia Verde, A Alma do Mundo e Pensadores da Nova Esquerda, para ficar em apenas três títulos.

Num momento em que somos tentados a consumir a opinião pronta e irretocável de especialistas em política, sobre o o BREXIT, por exemplo, e em que termos de discurso metonímico como "onda conservadora" ofendem a inteligência e a decência públicas, o livro de Scruton é mais que bem vindo ou simplesmente recomendável, é um item de primeira necessidade, imprescindível mesmo.

.

Israel Rozário
Enviado por Israel Rozário em 26/11/2019
Reeditado em 26/11/2019
Código do texto: T6804125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.