São Bernardo-Graciliano Ramos

Publicado em 1936 pelo célebre escritor Graciliano Ramos (fica abaixo apenas de Machado de Assis em minha humilde opinião), São Bernardo é um livro amargo mas delicioso de se ler. Nessa mistura bem estranha, o livro se fixa como um clássico da literatura nacional, entretanto ofuscado pelo obra prima do escritor: "Vidas secas" (outro ótimo livro que pretendo trazer aqui).

O livro trata do romance de Paulo Honório e Madalena, Paulo era um homem trabalhador que depois de muito esforço conseguiu obter a fazenda São Bernardo no sertão de Alagoas, um homem bruto e orgulhoso, uma pessoa complicada de se conviver, já Madalena, uma moça de extrema beleza e doçura, professora e com grande pensamento humanitário. Quando Paulo Honório a encontra, é um amor platônico que depois quando o romance começa a andar transforma-se em uma tortura para ambos devido seus diferentes pontos de vista, com Honório sufocando sua amada com todo seu jeito bruto de ver vida.

O livro é escrito em primeira pessoa, quase como uma biografia, logo a visão explorada é a de Paulo Honório, a leitura chega a chocar devido a naturalidade como ele descreve suas ações, um aspecto clássico da obra de Graciliano Ramos. Um livro triste mas ainda assim um ótimo companheiro nas horas vagas que nos faz refletir sobre a vida, sobre como nos relacionamos com as pessoas, sobre o amor.

Livro relativamente curto, se bem que os leitores mais ávidos o lerão em algumas horas, um clássico indispensável da literatura brasileira, Graciliano Ramos deu um show de escrita, mais um grande ícone do nordeste, um celeiro cultural ainda subestimado por muitos.