HOGWARTS E A SELEÇÃO DAS CASAS – PARTE 2


       Será que J. K. Rowling contribuiu para os estereótipos positivos e negativos das casas de Hogwarts e suas rivalidades? Grifinória só tem herói? Sonserina só tem bruxo das trevas? Vimos isso na Parte 1 desta resenha. E a casa da Corvinal e da Lufa-Lufa? Ficaram apenas como coadjuvantes e até mesmo figurantes quase invisíveis da saga? É o que veremos aqui em HOGWARTS E A SELEÇÃO DAS CASAS – PARTE 2.

CASA DA CORVINAL
       Tem por característica selecionar os alunos com criatividade, imaginação, inteligência e sagacidade. Sua motivação é a sede de saber e a busca pela originalidade. Nos livros, seu símbolo é uma águia e suas cores são azul e bronze. Seu elemento é o ar. Os signos do zodíaco deste elemento são Gêmeos, Libra e Aquário. Os alunos escolhidos para cursar a casa de Corvinal são inteligentes, e enxergam o mudo por outros olhos, são perspicazes, mas pendem para ser até mesmo excêntricos, são os diferentões, e muitas vezes vivem no mudo da lua, sem os pés no chão.
       Os alunos figurantes recorrentes são: Murta Que Geme, Cho Chang, Padma Patil, e, com maior relevância, Luna Lovegood. Já os professores com destaque são: Quirino Quirrel, Gilderoy Lockhart, Sibilia Trelawney, e o próprio diretor da casa de Corvinal, Fílio Flitwick. E fora da escola, o Corvinal bastante conhecido é o renomado fabricante de varinhas, Garrick Olivaras.

A casa dos esquisitões
       Vá saber por que motivos J. K. Rowling resolveu enfatizar a característica excêntrica de seus personagens da Corvinal ao invés da inteligência e criatividade. É só olhar para Quirino Quirrel, Gilderoy Lockhart, Luna e seu pai, e Sibilia Trelawney para ter uma ideia de que Corvinal só aceita os esquisitões fora da realidade, e, no caso de Lockhart e Trelawney, aceita os charlatões também.

A casa dos charlatões?
       O tempo todo a professora Trelawney fede a vinho velho e desperta pena nas pessoas; é ridicularizada pela narrativa e pelos alunos como uma charlatã. Mas será mesmo? A ironia é que, apesar do aspecto ridicularizado, Trelawney acertou todas as suas previsões, das mais triviais às mais cruciais. Sem contar as profecias mais específicas como a grande profecia sobre Harry e Voldemort que ficou no Ministério da Magia ou a profecia do retorno de Voldemort, ela previu várias vezes que Dumbledore corria o risco morrer em breve na Torre, chegando a alertá-lo.

Os quase de Corvinal
       Hermione já citou uma vez que, devido à sua excepcional inteligência, o chapéu seletor ficou na dúvida de selecioná-la para Corvinal, e mais por conveniência de roteiro do que outro motivo, Hermione ficou na Grifinória, afinal, ela não era excêntrica o bastante. A mesma desculpa ocorreu com Minerva e com Snape, que quase penderam para Corvinal.


CASA DA LUFA-LUFA
       Tem por característica selecionar os alunos que não se destacam dos demais por qualquer que seja o talento natural ou a busca, mas sim, que se destaquem pelo esforço, dedicação, paciência, caridade e trabalho duro. Sua motivação é a aceitação das pessoas como elas são, sem distinção de privilegiados e desprivilegiados. Por isso é a casa que aceita bruxos de todas as origens, seja de sangue-puro, mestiços, ou os chamados de sangue-ruim. É a casa mais acolhedora e generosa de todas. Seu símbolo é o texugo. Suas cores são preto e amarelo. Seu elemento é a terra. Os signos do zodíaco deste elemento são Touro, Virgem e Capricórnio.
       O seleto para Lufa-Lufa é leal, gentil, dedicado, generoso, amante da natureza, não faz acepção de pessoas ou de criaturas que a maioria achasse assustadora ou perigosa, e vive com simplicidade.
       O aluno mais famoso de Lufa-Lufa na saga foi, é claro, Cedrico Diggory. Uma ex-aluna recorrente como figurante foi Ninfadora Tonks. E, com a saga de Animais Fantásticos nos cinemas, temos então inesperadamente, e merecidamente, um Lufa-Lufa protagonista: Newt Scamander.

Os amantes da Natureza
       Ótimos herbologistas, os de Lufa-Lufa são verdadeiros amantes da natureza. Newt Scamander nos comprova isso como um autêntico Lufa-Lufa sem nada a acrescentar. É por isso que Hagrid tem todas as características de um Lufa-Lufa, mas, mais por conveniência de roteiro, tinha que ser da Grifinória.

O Torneio Tribruxo
       E o que dizer do Cálice de Fogo escolhendo Cedrico Diggory como representante de Hogwarts no Torneio Tribruxo? Sabe lá por que motivos J. K. Rowling deixou um aluno de Grifinória de fora, mas eu prefiro acreditar que esta escolha é uma prova de que a verdadeira bravura e os grandes feitos podem vir de qualquer pessoa, basta dedicação, paciência, honestidade e trabalho duro. Isso faz de Lufa-Lufa a casa mais humanista de todas. A própria J. K. Rowling declarou que é sua casa preferida e que todos deveríamos ser da Lufa-Lufa para convivermos melhor. Bem, poderia ter dado mais destaque para a casa Lufa-Lufa então, não é mesmo? Mas já temos Newt Scamander, e isso já é um bom começo.

       E essa foi a última parte sobre meus comentários sobre a escolha das casas em Hogwarts. Como o próprio Dumbledore já comentou, talvez a escolha das casas se dê cedo demais. Mas que adoramos defender nossa casa, isso é verdade, seja você de que casa for.
Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 16/12/2019
Reeditado em 17/12/2019
Código do texto: T6820401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.