Til

José de Alencar, nasceu em Mecejana, estado do Ceará, no dia 01/05/1829. Filho de um senador do Império, ele cursou direito, exerceu jornalismo e participou da vida política do país, foi deputado e ministro da Justiça, mas foi como escritor que se destacou. Entre suas obras estão: Til, O guarani, Iracema, A viuvinha, Senhora, Guerra dos mascates, Lucíola, entre outros. José de Alencar faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1877.
Til é um romance regionalista, cuja personagem principal é Berta, que ao lado de Jão Fera irão protagonizar essa eletrizante história.
Besita era uma jovem muito encantadora, linda a tal ponto de deixar fascinada por ela, Luis Galvão, filho de um fazendeiro proeminente da região, Jão Fera, que na sua maneira rude de ser sabia que não teria a aprovação da jovem. Infelizmente, pelo fato da jovem ser pobre, Luis Galvão, acabou renegando esse amor.
 Besita acabou casando com Ribeiro, sendo desposada por ele, apenas na noite de núpcias, logo em seguida, partira para o interior para resolução da sua herança, pois seu pai tinha acabado de falecer. Ele jamais voltara para a jovem. Num certo dia, pensando que era seu esposo que tinha chegado, acabou sendo seduzida por Luis Galvão. Desse trágico acidente, nascera Berta, que em momento algum fora reconhecida pelo pai,
Diante disso tudo, Besita resolveu afastar-se da região, e fora criar sua filha, juntamente com sua criada Zana. Mesmo sabendo que jamais teria o coração de Besita, Jão Fera sempre estava por perto, com o intuito de proteger sua amada.
Depois de muito tempo, Ribeiro retornara para Besita, ao vê-la com uma filha, não aceitando qualquer explicação, fora com ímpeto para cima da jovem, matando-a. Jão Fera não chegou a tempo de evitar a morte da sua amada, mas pelo menos, conseguiu salvar a vida de Berta, a partir de então seria o seu anjo da guarda.
Com a morte da mãe, Berta passa a morar com Nhá Tudinha e o seu filho Miguel. Apesar de serem irmãos de criação, Miguel apaixonou-se por Berta, que de forma bem educada, convencera seu irmão de criação a namorar Linda, filha de Luis Galvão, no entando, o jovem não fora bem vistos pelos pais de Linda, uma vez que o mesmo era pobre.
Quinze anos depois, Ribeiro, agora com o nome de Barroso, resolve voltar na região, para vingar-se de Lis Galvão. Não reconhecendo Ribeiro, Jão Fera dar a ele a sua palavra que mataria Luis Galvão, mas Berta descobrindo as intenções de Ribeiro, não permitiu que Jão Fera cometesse o assassinato. Insatisfeito, por não ter matado o seu inimigo, Ribeiro coloca fogo nas plantações de Galvão, querendo dar cabo também a Berta, sabedor das intenções de ribeiro, jão Fera salva Berta, das mãos de Ribeiro, matando-o.
Diante de todo o cenário, Luis Galvão incomodado com a sua ação no passado em relação a Berta, resolve convocar a sua família e confessar que Berta é sua filha. Depois da revelação, não reconhecera a jovem Luis como pai, e pra ela quem ficou sendo seu pai de criação, foi Jão Fera, que durante toda a vida, sempre esteve ao seu lado, cuidando e protegendo-a. Como ela não queria morar com a família de Luis Galvão, fez um pedido, que eles aceitassem Miguel na família, em seu lugar. Luis Galvão acatara imediatamente o pedido de Berta, enviando Miguel para estudar e dois anos depois, casaria com Linda.
Romance muito eletrizante, despertando a atenção do leitor do início ao fim. No início, o livro é muito descritivo, pois José de Alencar é muito detalhista, mas logo feito a exposição do cenário, a trama foi desenrolando de forma cativante.
 
ISBN – 978-85-7799-417-5
BestBolso, Rio de Janeiro, 2016
Terceira edição
272 páginas

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 22/04/2020
Código do texto: T6925573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.