Macário e Noite na Taverna

Manuel Antônio Alvares de Azevedo, nasceu em 1831 em São Paulo, foi um escritor famoso da segunda fase do Romantismo. Um fato marcante, iria acontecer, que o classificaria como o poeta pessimista. Na república onde morava, escreveu na parede de seu quarto, os nomes de dois de seus colegas que morreram em 1850 e 1851, reservou o ano de 1852 na parede para que seus colegas colocassem o seu nome. Curiosamente, cerca de três meses depois, foi acometido de uma tuberculose pulmonar, vindo a falecer.
O livro conta duas histórias. A primeira Macário é uma peça teatral constituída de dois atos e conta a história do encontro de um jovem estudante, Macário, com Satã. No primeiro ato, Macário, vindo de viagem, chega a uma taverna para pernoitar, onde conhece um estranho que revela ser Satã, que o leva a uma cidade devassa, começando então, um diálogo entre os dois, no início tudo tranquilo, mas com o passar do tempo, o diálogo fica terrível para Macário, que de repente é acordado por uma atendente. Macário suspeitava que tudo isso fosse um sonho, no entanto, há marcas dos pés do Diabo em seu quarto, levando-o a crer que aquilo era uma realidade.
No segundo ato, os fatos acontecem na Itália. Além de Macário, outros estudantes, entram em cena, confusos, melancólicos, e em busca de um amor virginal. A peça acaba com Satã, levando Macário, para uma janela, e juntos passam a observar o encontro de cinco amigos em uma taverna devassa.
Por causa desse final, subentende que Macário é o prenúncio de Noite na Taverna. Essa novela conta a história de amor de cinco homens. Depois de alguns copos de bebidas, Solfieri encabeça a fila, contando sua história, todas elas com um desfecho triste e sangrento. As histórias são contadas sucessivamente, primeiro com Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johan.
Mesmo em formato de peça, o diálogo travado entre Macário e Satã, é até divertido, longe da canseira de outras peças. Em noite na Taverna, a utopia do amor, é uma característica do romantismo, porém com desfechos trágicos, sanguinolentos, relembrando uma sessão de terror.
 
ISBN – 978-85-368-1800-9
DCL, São Paulo, 2014
112 páginas
 

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 28/04/2020
Código do texto: T6931559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.