Aprender a Viver – Luc Ferry

 

 

                  Comprei este livro em Abril e logo comecei a lê-lo. Acabei hoje. Cinco meses para ler um livro pode parecer um absurdo e até insinuar que o livro não é bom. Então vou reformular: Comecei a ler este livro em abril, terminei hoje e vou recomeçar a leitura amanhã. Porque é um livro para toda vida. Vou relê-lo quantas vezes for necessário para alargar o meu horizonte. Vai ser minha calçadeira de sapato apertado. 

                   O livro tem como subtítulo – Filosofia para os Novos Tempos. O autor, Luc Ferry é um filósofo francês muito conceituado. Escreveu este livro com duplo objetivo: para adultos que buscam um entendimento maior do pensamento filosófico sem terem a pretensão de se tornarem especialistas e para os jovens que desejam estudar a filosofia com mais profundidade mas não encontram uma base estimulante. Livro único este livro foi escrito para mim que não quero ser especialista em nada, apenas viver bem e ainda por cima tenho a oportunidade de rever as bases de um curso de Filosofia mais ou menos mal feito.

                   São seis capítulos e li cada um como se fosse um livro independente. Concluindo, pensando e rabiscando sobre o assunto. E através desses capítulos em linguagem completamente accessível a qualquer um que realmente saiba ler e gosta de pensar, ele vai escrevendo sobre os cinco grandes momentos da Filosofia. Absorvi tanto o texto deste livro que tenho um certo receio de escrever sobre ele. Apoderei-me do pensamento de Luc Ferry de tal forma que hoje ele também é o meu pensamento. Receio de escrever com as palavras dele. Apesar de minha singularidade, de ser como sou, bem diferente dele. Ser único, mas membro de uma humanidade que reconhece a sua finitude.Ninguém mais sabe disso, só o Homem. Sabe que vai morrer, que tudo o que ama vai morrer também, seja bicho ou gente. E então, busca um sentido para a vida.Esta é a busca da Filosofia através dos tempos, refletindo a visão da humanidade nas três dimensões da Filosofia: a Teoria : inteligência do que é; .a Ética – busca pela justiça e a Sabedoria: a busca pela salvação. E assim ele vai desfiando seus conhecimentos e desafiando  nossas mentes  através da reflexão destes momentos: O Estoicismo, o Cristianismo, o Humanismo, a Pós Modernidade, com o pensamento de Nietzsche e a Filosofia Contemporânea, que ouso chamar de a reconstrução depois da desconstrução dos pós-modernos. Este capítulo sozinho vale cada centavo gasto na aquisição do livro e muito mais.Não vou falar especificamente sobre ele mas acredito que daqui pra frente tudo o que eu escrever vai ser um reflexo, embora pálido, da imensidão de conhecimentos que adquiri  com Luc Ferry. A Editora é a Objetiva, 302 páginas, o preço eu não me lembro.