A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água


Jorge Leal Amado de Faria, nasceu no dia 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, no distrito de Ferradas, município de Itabuna, sul do Estado da Bahia. Com apenas um ano, mudou-se para Ilhéus, onde passou a sua infância e os estudos secundários foram concluídos em Salvador. Sua primeira obra publicada foi “O país do carnaval “em 1931. Pode-se dizer que junto com sua maioridade, iniciou sua literatura. A obra de Jorge Amado é muito vasta. Entre seus livros estão: Cacau, Jubiabá, Mar Morto, Terras do Sem Fim, Gabriela Cravo e Canela e muitos outros. Jorge Leal Amado de Faria faleceu no dia 06 de agosto de 2001.
Esse romance conta a história de Joaquim Soares da Cunha, que até os cinquenta anos era um homem idôneo, a quem todos tiravam o chapéu e apertavam a mão, esposo modelar, funcionário padrão da Mesa de Rendas Estadual por vinte e cinco anos e que ao aposentar resolveu chutar o pau da barraca, abandonando a família, a casa, os hábitos de toda uma vida, amigos.
A partir de então, morre o Joaquim que vivia engessado para agradar a sociedade, dando agora lugar a Quincas Berro D’água, que era a verdadeira antítese de Joaquim Soares da Cunha. Quincas agora, vagabundeava pelas ruas, bebia nos botequins baratos, frequentava o meretrício, vivia sujo e barbudo e morava numa infame pocilga e dormia num catre miserável. Quincas agora era uma vergonha para os seus familiares. Numa determinada manhã, estava Quincas espichado, morto em sua pocilga miserável.
A morte de Quincas, colocou um ponto final, em todo o opróbrio vivido pelos familiares. Engraçado que na hora do velório, os familiares de Quincas ficaram de um lado e os amigos de gole do outro. Diferenciando claramente a Aparência da Essência, rs.
Altas horas da madruga, os familiares de Quincas vão descansar, deixando o esquife por conta dos seus amigos. Não demorou muito tempo, seus amigos acabam despindo o falecido e vão dar um passeio com o defunto. Final das andanças, Quincas pega um barco, durante esse passeio, surge uma tempestade e somente aí que o velho Quincas, atirando-se ao mar morre para os companheiros de gole.
 
ISBN – 978-85-01-00484-0
Record, Rio de Janeiro, 2007
Nonagésima quinta edição
110 páginas
 

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 17/07/2020
Código do texto: T7008096
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.