Mais Comédias para Ler na Escola

Nascido em Porto Alegre, Luís Fernando Veríssimo é um dos mais respeitados e populares escritores nacionais. Autor de Best-sellers como: O Melhor das Comédias da Vida Privada e Clube dos Anjos. Tem seus textos publicados, em dois dos maiores jornais brasileiros. O Globo e o Estado de S. Paulo.
Esse livro reúne um conjunto de crônicas de Luís Fernando Veríssimo selecionadas por Marisa Lajolo, Mestre e Doutora pela USP. Registro de fatos que ao longo do cotidiano vão sucedendo. São textos curtos de linguagem clara. Alguns dos textos tratam de assuntos do mundo acadêmico, como o martírio na época do vestibular. Outros, bem interessantes, abordam assuntos diversos, indo da importância da primeira linha dos romances até paranoias envolvendo linguiças calabresas.
Deixarei uma amostra da crônica: O rico, o pobre, e a galinha.
Um rico passa pela entrada de um labirinto e não resiste. Entra. Quer saber o que se esconde no centro do labirinto.
Talvez seja um tesouro, ou no mínimo uma oportunidade de negócios. É da natureza humana querer explorar o desconhecido e é da natureza dos ricos querer ficar mais ricos. Como, além de um aventureiro e empreendedor, o rico é um ser racional, vai deixando moedas no caminho, para depois voltar pelo mesmo caminho e encontrar a saída do labirinto. No centro do labirinto não há nada, só o centro de um labirinto, e quando se vira para começar o caminho de volta, o rico dá com o pobre, que chega colocando a última moeda do chão na sua sacola...
 
ISBN – 978-85-7302-895-9
Objetiva, Rio de Janeiro, 2010
152 páginas

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 19/07/2020
Código do texto: T7009958
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.