Resenha Impressionista para "Leonardo da Vinci", de Walter Isaacson

Terminei de ler agora mesmo a biografia "Leonardo da Vinci", de Walter Isaacson. Fantástico! Magnífico! Inspirador! Leonardo é um gênio, um artista-cientista, um curioso maravilhoso!

O livro tem umas 600 páginas, que eu fui devorando e curtindo com uma baita intensidade! O biógrafo vai mostrando um Leonardo "gente como a gente", com dificuldades na família, na carreira, nos dinheiros, até nos projetos, alguns inacabados. Assim, o biografado fica parecendo tri acessível, parece que fui sentindo os dramas e os desafios da sua vida junto com ele.

O livro é superilustrado! Tem mais de 100 reproduções de suas obras! É incrível. Mais da metade dos capítulos comenta, com vários detalhes inusitados, determinadas obras. Ficamos sabendo dos métodos, dos materiais, das encomendas, das colaborações com seus "pupilos", das tretas com os pagamentos e com as entregas (ou não) das obras. Aparecem na história o Verrochio (claro, o mestre), Maquiavel, Boticelli, e até o rival Michelângelo. Tem até histórias sobre controvérsias quanto a uma ou outra obra "ser ou não ser um Leonardo". Tri!

A identificação com o jeito de ser do Leonardo, pra mim, veio pela curiosidade interminável e universal, de tudo ser interessante, tudo querer saber, de pesquisar, ir atrás de informações, de experimentar, de tentar projetar engenhocas (desde itens de engenharia civil e hidráulica, tralhas militares, até coisas para espetáculos de teatro, olha só que eclético!).

E o estudo? Autodidata! Ele foi buscar na experimentação, mais do que em livros, tudo que ele percebeu que precisava para realizar pinturas que mais parecem 3D, de tanto que o uso das sombras e do claro-escuro permitem representar um assunto no plano como se tivesse realmente profundidade. Lembrei direto do menino Jesus da Madona com flores que está no Hermitage. E, é claro, da Mona Lisa.

Maravilhoso! Uma vida incrível e repleta de significado! E uma biografia cativante e muito bem escrita. Inspirador!