Revolução Francesa

Frederic Bluche é diretor de conferências da Universidade Paris II Panthéon-Assas. Stéphane Rials é professor da Faculdade de Direito na Universidade Paris II Panthéon-Assas. Jean Tulard é professor emérito da Sorbonne e autor de várias obras.
Em 1789, 28 milhões de franceses, camponeses em sua maior parte, vivem sob a monarquia. A dinastia capetiana reina há incansáveis oitocentos anos. A sua sociedade está dividida em três partes: Clero, Nobreza e Terceiro Estado, sendo as duas primeiras privilegiadas. Apesar das desigualdades e dos entraves inerentes, o reino de Luís XVI financeiramente é considerado rico. No entanto, medidas seriam necessárias para conter as insatisfações reinantes por toda a França. É nesse cenário que temos o surgimento da Revolução Francesa. Esse movimento iria colaborar, não apenas para o progresso da França, mas de toda a Europa.
Por ser um tema muito divulgado nas literaturas, interessei pela leitura. Como já li relatos da História Brasileira através do Historiador Laurentino Gomes, pensei que seria uma leitura agradável, no entanto, esse livro é recheado de inúmeras citações, sacrificando a boa leitura. Talvez eu esteja equivocado, mas no meu entendimento, um número muito grande de citações em um livro, tira a autoridade do autor. Citações são válidas, entretanto, é bom dosa-las.
 
ISBN – 978-85-254-1867-8
L&PM, Porto Alegre, RS, 2011
Tradução – Rejane Janowitzer
144 páginas



 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 28/07/2020
Código do texto: T7018841
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.