Robinson Crusoé

Daniel Defoe nasceu em Londres em 1610. Foi escritor e jornalista, apesar disso, trabalhava como comerciante. Escrevia muitos panfletos em favor de Guilherme III e fez muitos textos de cunho político. Foi preso por conta de uma sátira sobre o extremismo da igreja Alta. Mas foi com Robinson Crusoé que se consolidou na literatura inglesa. Defoe faleceu no dia 21 de abril de 1731 e fora sepultado em
Bunhill Fields Burial Ground.
Robinson Crusoé nasceu no ano de 1632, na cidade de York, era originário de uma boa família, seu pai era um comerciante estabilizado em Hull e resolvera mudar-se para a cidade de York. O jovem não contente, de estar na dependência do pai, resolvera ignorar os seus conselhos, e foi para os mares em busca de fama e riqueza. Depois de algumas viagens que não foram muito satisfatórias, embarcou num navio de partida para a costa da África, ou como os marinheiros diziam vulgarmente, para uma viagem à Guiné.
Essa empreitada não iria ser muito feliz. Robinson mais onze pessoas a bordo do navio, enfrentariam uma terrível tempestade, onde apenas eles Robinson sobreviveria, naufragado numa ilha deserta. Os outros não tiveram sua mesma sorte e foram todos tragados pelo mar. Inicialmente, muito medo, indignação, raiva assolariam esse jovem, que com o tempo aprendera a conviver na ilha, encarando-a de uma ótica mais positiva. A partir de então, iria vivenciar muitas aventuras, inclusive comunhão com o Criador. No dia 19 de dezembro do ano de 1686, depois de vinte e oito anos, dois meses e dezenove dias, ele é resgatado por piratas, que o levará de volta para Inglaterra.
ISBN – 978-85-943-1847-3
Ciranda Cultural, Jandira, SP, 2019
Tradução – Silvio Antunha
320 páginas


 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 16/09/2020
Reeditado em 16/09/2020
Código do texto: T7064975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.