O Sofista - Platão

O Sofista

Este diálogo de Platão, escrito por ele, é um diálogo entre Teeteto e um Estrangeiro que faz o papel de Sócrates, ou seja, Sócrates sai de cena e deixa o diálogo para os dois.

O livro inicia com uma investigação em torno de identificar O Sofista e defini-lo, com o tema principal sendo a discussão do ser e do não ser.

A ontologia é o estudo do ser e nesse livro os dois personagens discorrem sobre o tema, o ser é e o não ser não é, ou o não ser é também?

A dialética de Platão nunca tem um fim, ao se chegar a uma definição dentre duas ou mais proposições, ele já inicia outra discussão em cima daquilo que se chegou anteriormente e assim por diante.

Sempre duas partes sendo confrontadas e com o ser e o não ser não poderia ser diferente e com isso eles tentam definir o Sofista, um tipo de filósofo que Platão e Sócrates definem como falsos, que não tem compromisso com a busca da verdade, mas o bom discurso, a retórica, o convencimento.

Livro para ser lido em uma primeira vez e conhecer o conteúdo, e em uma releitura, aprofundar-se mais no tema ontológico do texto.