Uma vida de Jesus para crianças

UMA VIDA DE JESUS PARA CRIANÇAS

Miguel Carqueija

 

Resenha do livro ilustrado “A vida de Jesus do Presépio à Ascensão”, por Ernestina Giordano. Edições Paulinas, São Paulo-SP, 18ª edição, 1995. “Copyright” da Pia Sociedade Filhos de São Paulo (São Paulo-SP, 1978).

 

Não conhecia a autora Ernestina Giordano (1900-1981), provavelmente autora também das ilustrações notáveis que atravessam a obra inteira — o volume é omisso quanto à autoria dos desenhos.

É um livro singelo com 86 páginas e linguagem adequada para catequese. Os principais detalhes da passagem do Redentor pelo nosso mundo acham-se muito bem expostos. “Existe uma história verdadeira que é a mais bela do mundo”, assim a autora abre a sua obra. E assim ela vai contando sobre a Natividade, os Reis Magos, Herodes, a fuga para o Egito, os milagres de Cristo e sua pregação, depois a traição de Judas e fatos subsequentes até a Ressurreição e Ascensão de Jesus.

Ernestina imagina alguns diálogos, tal como podem ter ocorrido, como a cena em que Jesus se despede de Maria para iniciar a sua missão, seu apostolado.

É tudo muito próprio e o livro, em sua singeleza e simplicidade, altamente recomendável para as crianças.

 

Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2021.