Uma obra necessária

Há muito professores e alunos das diversas graduações em que se ensina língua portuguesa se ressentiam de um livro que contemplasse estudos gramaticais e produção textual. Ciente dessa lacuna – até porque possui bela experiência na graduação do IF Sudeste MG –, Ricardo Madureira apresenta-nos este "Português essencial – atividades de leitura e escrita para a graduação", obra que reúne os requisitos dos destaques editorias.

Alicerçado em consistentes aportes teóricos da linguística textual, Madureira visita – em linguagem clara, didática e precisa; aliás, necessária ao público-alvo – os tópicos da coesão e coerência textuais, referendando as informações com exemplificação quer de autores consagrados, quer dele próprio, pois – sendo um professor de português que também escreve – o autor deste compêndio costuma nos premiar com sua vocação para a escrita, que transcende os limites do puramente didático.

E não há pruridos em dar voz à gramática descritiva ou – se quisermos (também sem pruridos!) – poderíamos chamá-la de normativa, aqui entendida não como ditames inflexíveis de gramáticos, mas como consequência de indicações pautadas em usos socialmente modelares.

Em síntese, uma bela simbiose entre a linguística do texto e a tradição gramatical, ensejando aos graduandos um preparo não só para a vida acadêmica, mas também para os concursos públicos, a que muitos se habilitam ao término da caminhada universitária.

Já se vão mais de dez anos de quando conheci o professor Madureira, no campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG. Àquela época, percebia-se o profissional que, além de zeloso e correto, tratava com argúcia os intrincados problemas linguísticos.

Surpresa não é, portanto, para mim, que sua inteligência e dedicação venham contribuir significativamente para a bibliografia dos estudos de nosso idioma, o que se materializa no presente livro, cuja apresentação tanto me honra. (Texto publicado em 2016, na obra apreciada)

Walter Rossignoli
Enviado por Walter Rossignoli em 08/11/2021
Reeditado em 08/11/2021
Código do texto: T7381350
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.