O catecismo infantil do Colégio Santos Anjos

Resenha do livro "Doutrina católica dialogada", Credo, primeiro volume, pelas Religiosas dos Santos Anjos (Coleção Santos Anjos) - Rio de Janeiro, GB (atualmente RJ), 1970. "Imprimatur": Monsenhor João Moreira Lima (Vigário Geral), 7 de março de 1970. Edição do Colégio dos Santos Anjos (Tijuca). Ilustrações de João Manoel. Prefácio do Padre Celestino de Barros Pereira S.D.B. O volume inclui o "Credo do Povo de Deus", do Papa Paulo VI.

Com mais de 200 páginas, este catecismo elaborado para as alunas do Colégio Santos Anjos segue um método a meu ver já ultrapassado em termos pedagógicos. A doutrina apresentada é sólida e segura; todavia toda ela (como o título indica) é redigida como se uma catequista estivesse o tempo todo ensinando a uma única aluna com exclusividade e num diálogo afetado e piegas, cheio de rapapés. 
É um livro valioso, pois além do extraordinário documento que é o Credo de Paulo VI (hoje reconhecido como santo) apresenta mapas, hinos, orações, pequenos artigos em complemento aos capítulos. Fala no pecado original, na Virgem Maria, na criação do mundo, na história de Jesus Cristo, no Espírito Santo, nos Novíssimos, em suma, na doutrina básica, que mais do que nunca (os tempos são muito difíceis) é preciso preservar.
O fraco valor do ponto de vista literário desta obra é, pois, irrelevante diante dos ensinamentos valiosos expostos aqui para as crianças.

Rio de Janeiro, 2 de agosto de 2021.

(foto do autor: o Colégio Santos Anjos fica na Tijuca, Rio de Janeiro)