(Resenha)Sociedade Esportiva Palmeiras 1993 - Fim do Jejum, Início da Lenda

Em uma feira de livros localizada no Shopping Centro-Norte em Apucarana, cidade situada ao norte do estado do Paraná, tive a honra de me deparar com esse livro magnífico.

O livro já se inicia com um prefácio, escrito pelo então Presidente do Palmeiras, Paulo Nobre.

O autor surpreende a todos assim que o livro propriamente dito se inicia, ao contar de suas adversidades, e a sua luta intensa para superá-las.

O autor veio de um time italiano chamado Atalanta, em uma troca com o então atacante Careca Bianchesi, na única fase boa que o mesmo teve no Palmeiras.

O mesmo fez uma revelação de que em uma noite no antigo estádio Parque Antártica (também chamado Palestra Itália), atual Allianz Parque.

A revelação foi a seguinte, o então jogador estava jantando e ouviu de um funcionário do restaurante a seguinte frase: coitado, chegou para ser mais um.

O começo do jogador no clube, apresentou uma terrível adversidade ao mesmo, pois o mesmo foi chamado a uma sala com o então treinador Nelsinho Baptista(pai do então futuro treinador do Palmeiras em 2017 Eduardo Baptista) e por um diretor que anunciaram que o mesmo seria afastado do elenco principal, a alegação foi “deficiência técnica”.

A situação começou a mudar quando o Palmeiras contratou o técnico Otacílio Gonçalves, que o reintegrou ao elenco principal. A volta ao elenco principal foi importante para o jogador e para o clube.

No dia 12 de junho de 1993 Evair foi um dos principais jogadores da histórica conquista do Campeonato Paulista, que o clube não vencia há 16 anos, 10 meses e 26 dias. Na finalíssima da competição, disputada contra o Corinthians, marcou dois gols na vitória por 4 a 0 sobre o maior rival alviverde, sendo o último, o do título, por meio de cobrança de pênalti, sofrido pelo colega de ataque Edmundo.

Ainda no mesmo ano, Evair foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1993 e do Campeonato Brasileiro de 1993, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Em 1994, Evair viveu o ápice de sua carreira quando marcou 53 gols na temporada e conquistou os títulos do Campeonato Paulista de 1994 e do Campeonato Brasileiro de 1994. As boas atuações pelo Palmeiras fizeram com que o jogador voltasse a ser convocado para a Seleção Brasileira, participando de amistosos e das Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, porém ele surpreendentemente não constou na lista final de jogadores convocados para a Copa do Mundo de 1994 sediada nos Estados Unidos.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 13/01/2022
Código do texto: T7428924
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.