Épocas em conflito

Resenha da novela "Duas épocas em conflito", por Marion Zimmer Bradley. Edições Acrópole Ltda., Alfragide-Damaie, Portugal, sem data. Título original: "Falcons of Narabedla", "copyright" 1964 da autora. Tradução: Teresa Barros. Galeria Panorama, Série Antecipação, código EP/A64.

Essa história está mal resolvida. Certo Mike Kenscott tem seu espírito trocado de lugar e se vê no corpo de alguém chamado Adric, num mundo incompreensível, participando de um conflito que ele também não compreende. Kenscott trabalhara num laboratório quando começaram a ocorrer fenômenos estranhos. O seu irmão, Andy, que aparece com certa importância, some completamente da trama quando Kenscott vai parar no outro mundo. Um mundo de torres, de falcões que eram pessoas transformadas, de guerras onde se empregavam poderes paranormais. "Foi-me difícil esconder o meu desprezo por este exército esfarrapado. E era com isto que Narayan se propunha provocar uma tempestade sobre o poder de Narabedla, sobre os poderes mágicos da Cidade do Arco-Iris?"
A narração na primeira pessoa por parte do protagonista Mike Kenscott não o torna mais simpático. Aliás na ficção científica misturada com fantasia há vários casos de personagens que são arrebatados para mundos que não conhecem, e lá têm de refazer suas vidas. No mundo dos mangás e animês temos "Visões de Escaflowne", "El-Hazard" e "Guerreiras Mágicas de Rayearth", por exemplo.
Esta novela, porém, é desinteressante, confusa e com um desfecho pouco convincente. Marion Zimmer Bradley é conhecida autora de fantasias, já escreveu sobre a Atlântida. Entretanto, o livro pode ser enfadonho mas não é mal escrito.

Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2022.