Em Busca do Perdão

Livro: HOSSEINI, Khaled. O Caçador de Pipas. Tradução Maria Helena Rouanet. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. 365 p.

Indignação, auto perdão (ou pelo menos a busca dele), são sentimentos que se misturam em cada parágrafo do livro de Khaled Hosseine. O livro retrata essencialmente a história de dois amigos meio-irmãos: Amir e Hassan, que mesmo separados por diferentes classes - Amir Pashtun e Hassan Hazara - descobrem juntos a amizade, a lealdade, a impunidade diante do abuso sexual sofrido, a quebra da aliança de amizade e a busca incansável pelo auto perdão.

Cativante e de fácil compreensão o livro nos leva a passear pelo Afeganistão até o beco sem saída onde Hassan é violentado, e a sair rumando na mesma busca de Amir: perdão por não ter reagido diante da lealdade de Hassan que o leva a sacrificar-se como cordeiro. O narrador nos leva a participar de suas dores e de suas alegrias. Entretanto, tal foco se torna um obstáculo no momento que nos arrebata o conhecimento de como Hassan via e sentia tudo o que estava acontecendo.

Apesar de Hosseine (2005) classificar seu livro como romance, pouco ou nada tem haver com a verdadeira definição que o próprio livro imprime em nós ao término de sua leitura, porquanto apenas a história do casamento de Amir soa com tal definição, ao passo que toda a continuação da narrativa poderia ser classificada como uma tragédia ou drama.

O livro ainda nos leva a refletir o que faríamos por aqueles a quem amamos, e qual seria o nosso sacrifício, diante da exigência árdua do desenlace dos fatos. Qual é o preço de uma amizade verdadeira, leal e imerecida; e se realmente estamos dispostos a pagar esse preço é o que ressoa nas trezentos e sessenta e cinco páginas de “O caçador de pipas”.

Diante disso, não resta outra frase a ser transcrita a não ser a prova da lealdade de Hassan: “por você, faria isso mil vezes!” (Hosseine, 2005, p. 73).

Bibliografia:

HOSSEINI, Khaled. O Caçador de Pipas. Tradução Maria Helena Rouanet. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. 365 p.