DIAS, Silvano Severino. Autoconhecimento. A arte da superação. Como lidar com o medo da solidão? Rio de Janeiro: Fio Cultural, 2022.

Trata-se de um tema pertinente, não somente por causa da pandemia do COVID-19, mas pela condição humana. Algumas pessoas têm como meta a solidão, por acreditarem que ela traz momentos de conhecimento de si, de aperfeiçoamento e de criatividade. Outras, pelo contrário, não conseguem lidar com a solidão, porque ela mobiliza sentimentos de angústia, tédio, desespero e, até mesmo, depressão. Quando a solidão torna-se aliada do isolamento social, depressão, tédio algumas pessoas percebem a sua fragilidade como sinônimo diminuição de potencialidade das suas vidas.

O E-Book está composto por apresentação, prefácio, introdução e cinco capítulos. No primeiro, o autor analisou o conceito de Autoconhecimento; no segundo, tratou do conceito de das nuances do sentido do termo Solidão; no quarto capítulo, o autor trouxe algumas dicas sobre como superar o medo da solidão. E, por fim, o quinto tópico foi reservado a conclusão.

É uma obra de interesse tanto para quem deseja iniciar o processo de autoconhecimento, quanto para quem deseja aprofundar-se mais em si mesmo. No entanto, as pessoas que têm medo da solidão serão os maiores beneficiários dessa reflexão.

Desejo a todos boa leitura. Aproveitem, leiam o E-Book e degustem-no.