ANTONIO MAIA: EXALTAÇÃO DA MULHER

ANTONIO MAIA: EXALTAÇÃO DA MULHER

Miguel Carqueija

 

Recebi do próprio autor esse opúsculo de folhas rosadas por ele editado por seus próprios meios, com autógrafo datado de 4 de novembro de 1980.

Resenha do opúsculo “A verdadeira “women’s liberation march”, de Antonio Maia, c.m. Subtítulo: “Passos da 1ª parte do ensaio: A MULHER, do princípio ao fim do mundo”. Pelo Ano Internacional da Mulher, 1975. Apresentação de Dom Antonio de Almeida de Moraes Jr., Arcebispo de Niterói. Contracapa: comentários do deputado Dr. Roberto Gonçalves Lima, Ítalo Bruno, Frederico Trotta e Darcy Rangel.

Antonio Maia, c.m. (Congregação Mariana), esforçado missionário católico e autor de muitos livros, uma produção torrencial que se encontra praticamente perdida, pois em geral eram edições do próprio autor, não haviam, portanto, editoras para guardarem originais usando possíveis reedições.

Ele era irmão do cantor Tim Maia.

O autor discorre sobre a grande importância da Virgem Maria na cultura cristã e sobre diversas mulheres notáveis da Bíblia: Maria Madalena, Isabel (mãe de João Batista), Sara, Raquel, Judite, a profetisa Débora, a Rainha Ester. Cita também Santa Teresinha do Menino Jesus e a mártir da castidade, Santa Maria Gorette. Ele se refere também sobre o progresso das atribuições femininas na Igreja Católica, com o apoio do Papa Paulo VI e do Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Sales.

Algumas palavras do autor:

“A mulher tem um papel próprio na Igreja que sempre desempenhou e desempenha cada vez mais — papel este menos de nível institucional porque de caráter pessoal e inalienável: transmissão da fé na sociedade começando por seu reino, a família: a mulher — repetimos mais uma vez — que embala o berço, move o mundo, sempre se disse com carradas de razão. Do relacionamento da mulher dependem os costumes de uma época, já asseverou com muita propriedade alguém.”

Fica evidente que na Igreja Católica a Mulher tem um grande destaque, o que nem sempre se dá em outras religiões.

Antonio Maia era um grande amigo. Pelo subtítulo do opúsculo deveriam vir outros volumes nesta terra, mas não sei se vieram à luz.

 

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2022.