O médico e o monstro

O MÉDICO E O MONSTRO

Miguel Carqueija

 

Resenha do romance de terror “Dr. Jekyll e Mr. Hyde”, por Robert Louis Stevenson. Newton Compton Brasil Ltda., Rio de Janeiro-RJ, 1996. Clássicos Econômicos Newton nº 4. Tradução de Mario Fondelli. Introdução de Vieri Razzini. Capa de Alberto Martini (“Lo spirito lavora”, 1929). Título original galês: “The strange case of Doctor Jekyll and Mister Hyde”.

 

Quase não há quem não tenha ao menos ouvido falar nessa história ou visto alguma adaptação televisiva ou cinematográfica, mesmo que não tenha lido o livro. Uma história emblemática que, antes de surgir a Psicanálise, já trata do tema do desdobramento da personalidade.

O Dr. Jekyll, reputado químico de Londres, era um hipócrita da era vitoriana: prezava a sua reputação de sábio sério e morigerado, mas apreciava umas libertinagens. Aí ele inventa uma poção que lhe desdobra a personalidade, fazendo aparecer um tipo totalmente ruim, mas sem história, para o qual ele forja um nome. Mas o próprio corpo de Jekyll se transforma, ficando bem menor, o que aliás contraria as leis da Física — mas Stevenson deixou passar batido.

O mistério que cerca a existência do Sr. Hyde, que passa por ser um protegido de Jekyll e beneficiado até por testamento, chama a atenção do Dr. Utterson, advogado, e Layson, outro cientista, pois ambos eram grandes amigos de Jekyll. Um primo de Utterson, Richard Enfield, flagra Hyde maltratando uma criança na rua — a partir desse ponto as coisas vão ficando complicadas para Jekyll, pois Hyde morava num prédio dos fundos e tinha entrada livre na mansão do médico. Naturalmente, os dois nunca eram visto juntos.

A história é quase toda mostrada pelo ponto de vista de Utterson, homem prático, objetivo e honesto, que tenta ajudar Jekyll mas fracassa, simplesmente porque a verdade bizarra por trás do mistério lhe é negada — a não ser quando já seria tarde para agir.

Parece-me porém que o final ficou muito em aberto, pois nada revela da atitude de Utterson após ler os dois relatórios, de Layson e Jekyll. Um grande final em aberto.

 

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2022.