O devocionário de Nossa Senhora do Bom Sucesso

 

O DEVOCIONÁRIO DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO

Miguel Carqueija

 

Resenha do opúsculo “Nossa Senhora do Bom Sucesso”, de Ricardo Campos Mendonça e Padre Lourenço Ferronatto, EP. Associação Católica Nossa Senhora de Fátima, São Paulo-SP, 1ª edição, 2018. Capa: Henry Restrepo. Ilustrações: Edith Petitclerc.

 

São pouco mais de 30 páginas deste singelo livrinho que conta a história da devoção do Bom Sucesso — um dos inúmeros títulos que a piedade católica empresta à Mãe de Jesus Cristo. São vários fatos que remontam ao início do século XVII. Nessa época, aparecendo à Serva de Deus Madre Mariana de Jesus Torres (Equador), a Virgem declarou: “Sou Maria do Bom Sucesso, Rainha dos Céus e da Terra”. Também existe um relato sobre uma imagem que pertenceu à Condessa Eyria de Brito (Lisboa). O título também foi atribuído à imagem encontrada no Hospital Real de Todos os Santos, igualmente em Lisboa e no mesmo século, quando de uma reforma.

A devoção admite um nome mais extenso: “Nossa Senhora do Bom Sucesso dos Agonizantes”, já que o melhor sucesso que um cristão pode esperar é uma boa morte e a salvação eterna.

Relaciona-se, ainda, a conhecida devoção do Bom Parto: “Sobretudo nos tempos antigos, quando a medicina ainda não dispunha de maiores recursos, não era raro se encontrar mulheres grávidas que sentiam grande receio ao se aproximar o momento do parto. Na iminência de trazer ao mundo um novo ser humano, essas mães recorriam, então, com redobrado fervor, à Mãe por excelência, àquela cujo parto feliz e milagroso trouxera à luz o nosso Redentor”.

A obra fala também da difusão deste título no Brasil. Na iconografia respectiva, Nossa Senhora aparece com o Menino Jesus nos braços.

Para os católicos é importante ter em casa não só obras de doutrina, mas inclusivamente de piedade, como este valioso opúsculo.

 

Rio de Janeiro, 30 de julho de 2022.